Os trabalhadores, principalmente da rede privada, que quiserem fazer renda extra por meio de crédito serão surpreendidos. Isso porque, além da antecipação do saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), o governo vai lançar uma nova modalidade de empréstimo.
A proposta do governo federal é usar a recém lançada plataforma do FGTS Digital para permitir que os trabalhadores contratem empréstimo consignado sem precisar da autorização do empregador. Hoje, quem atua na rede privada só tem acesso ao consignado quando a empresa tem convênio com determinada instituição bancária.
Novo empréstimo consignado pelo FGTS
A proposta de criar um novo tipo de empréstimo consignado pelo FGTS foi anunciada pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho. No entanto, a própria Pasta já informou que a medida ainda deve ser analisada pelo Conselho Curador do Fundo de Garantia.
Se aprovada, a modalidade funcionará da seguinte forma:
- O trabalhador vai colocar as parcelas depositadas pelo empregador no seu Fundo de Garantia como forma de pagamento do crédito;
- O banco empresta um valor X, e ao cobrar o pagamento vai descontar do FGTS;
- O processo será automático e facilitado pela plataforma digital.
Empréstimo do saque-aniversário
Hoje, quem precisa de renda extra com urgência já pode contar com um tipo de empréstimo pelo FGTS. Trata da antecipação de parcelas do saque-aniversário. Nesta modalidade o trabalhador opta por:
- Receber de uma única vez o que seria pago em anos pelo saque-aniversário;
- Há bancos que antecipam até 12 anos, liberando a quantia de uma única vez;
- Esse método tem cobrança de juros, por isso o trabalhador não recebe o valor exato que seria pago no período que foi antecipado;
- O pagamento do empréstimo é feito com desconto direto na parcela do saque-aniversário, ou seja, o banco recebe no lugar do trabalhador.