Aprovado! Bancos começam a usar nova taxa de juros do crédito consignado no INSS

Depois da aprovação do CNPS (Conselho Nacional da Previdência Social) na última semana, a Resolução nº1.362 foi publicada no Diário Oficial. Nela consta a recomendação para que o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) fixe um novo teto de juros para empréstimos consignados.

URGENTE! GOVERNO DIMINUI VALOR DO INSS E BENEFICIÁRIOS ESTÃO PREOCUPADOS COM PAGAMENTOS

O novo corte no teto de juros do crédito consignado oferecido para aposentados e pensionistas do INSS, foi uma proposta do Ministério da Previdência Social. Desde o ano passado a Pasta luta para diminuir a cobrança máxima nesta operação, e tem conseguido. Periodicamente novos valores são adotados.

Qual o novo teto de juros do consignado para o INSS?

A grande vantagem do empréstimo consignado pelo INSS é que ele pode ser solicitado por todos que possuem um salário vitalício pela Previdência Social. E ainda, quem recebe o BPC (Benefício de Prestação Continuada), também tem direito a ele. Esse é um dos únicos benefícios semelhantes aos previdenciários que os titulares do BPC recebem.

Para os bancos o consignado também é interessante, já que o pagamento das parcelas acontece com desconto no próprio salário do cliente. Diante da certeza de que o contrato será quitado, as instituições bancárias reduzem a cobrança de juros.

A partir do dia 4 de março de 2024, os bancos poderão cobrar por essa operação:

Consultar a melhor taxa de juros do mercado

Os interessados em contratar crédito consignado do INSS podem consultar onde a taxa de juros é mais vantajosa. O governo federal permitiu que esse processo fosse feito online, não é preciso sequer fazer login pelo Gov.br.

Lembrando que o teto é a quantia máxima a ser cobrada, por isso, os bancos podem oferecer valores menores do que o juros estabelecido pelo governo federal.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile