Lançado recentemente pelo Ministério do Trabalho, o FGTS Digital foi criado para modernizar a forma de recolhimento dos recursos. Além disso, a plataforma também tem o objetivo de garantir mais transparência para os trabalhadores que poderão ter acesso a detalhes do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço de forma prática e rápida.
Após passar por um período de testes a plataforma já está disponível tanto para trabalhadores quanto para empregadores. Com ela, uma importante mudança na data de pagamento do Fundo de Garantia foi imposta.
Agora, o prazo para o pagamento, que é de responsabilidade dos empregadores, passará a ser o dia 20 do mês seguinte ao qual o pagamento se refere. Antes, ele deveria ser efetuado até o dia 7.
Utilizando uma tecnologia que integra os dados com outros órgãos, o sistema poderá identificar os trabalhadores a partir do número de CPF informado no eSocial. Assim, a atualização das informações de trabalho poderão ser realizadas quase que de forma instântanea.
Confira as principais mudanças e vantagens para os empregadores com o uso do FGTS Digital:
- Emissão de guias rápidas e/ou personalizadas;
- Consulta de extratos de pagamentos realizados;
- Individualização dos extratos de pagamento;
- Verificação de débitos em aberto;
- Pagamento da multa indenizatória a partir das remunerações devidas de todo o período trabalhado.
O sistema já está disponível para ser acessado por meio de sua plataforma oficial. De acordo com o Governo Federal, o principal benefício será a redução das burocracias e dos custos adicionais. Além disso, os gastos com o pagamento de tarifas para a rede arrecadadora do FGTS também serão reduzidos.
A lista de facilidades é completada pela maior agilidade nos procedimentos e na integração entre os ambientes. Com a maior facilidade de gerenciamento de informações também será possível aumentar o nível de segurança das informações, ponto que era outra preocupação do Governo Federal na gestão do fundo.
Confira outras informações sobre as mudanças impostas pelo FGTS Digital neste link.