Trabalhador com DENGUE pode receber salário pelo INSS? Conheça o benefício

Os casos de dengue estão aumentando de forma preocupante no Brasil. Para algumas pessoas os sintomas são mais fortes, e como há risco de morte é muito importante procurar ajuda médica. Quem precisar se afastar do trabalho terá direito de receber salário pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

salário pelo inss
Trabalhador com DENGUE pode receber salário pelo INSS? Conheça o benefício (Imagem: FDR)

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, foram registrados 762.545 casos prováveis de dengue em 2024. O total de óbitos causados pela doença já chega 150. Dependendo do estado de saúde, pode ser necessário receber salário pelo INSS e se afastar das atividades profissionais. 

NOVA PROVA DE VIDA DO INSS EM 2024: VEJA COMO FUNCIONA O CRUZAMENTO DE DADOS DO GOVERNO FEDERAL

Dengue dá direito a salário pelo INSS?

Na verdade, depende. A dengue somente dará direito ao salário pelo INSS por meio do Benefício por Incapacidade Temporária, conhecido como auxílio-doença. No entanto é preciso atender aos critérios deste benefício em específico para conseguir recebê-lo.

Isso significa que o pagamento somente será feito se o trabalhador:

Ou seja, a dengue somente dá direito a benefício previdenciário em caso grave da doença. 

Como pedir auxílio-doença por dengue?

Os trabalhadores que foram afastados do trabalho têm a proteção do seu salário pelos 15 dias de licença médica. O pagamento dentro desse período é responsabilidade do empregador.

A partir do 16º dia de afastamento cabe salário pelo INSS, neste caso é preciso solicitar o auxílio-doença. Somente após a perícia médica é que o pagamento será feito, e o médico perito é quem vai determinar o período indicado para afastamento.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile