Repasse do Bolsa Família foi UNIFICADO antecipando o saque para os beneficiários

O calendário de repasse do Bolsa Família começou no dia 16 de fevereiro e deve terminar no dia 29. No entanto, milhares de pessoas que deveriam ter recebido até a data final foram surpreendidas com a antecipação do pagamento. Em centenas de cidades do país o depósito foi unificado.

Repasse do Bolsa Família foi UNIFICADO antecipando o saque para os beneficiários
Repasse do Bolsa Família foi UNIFICADO antecipando o saque para os beneficiários (Imagem: FDR)

O repasse do Bolsa Família é unificado quando há decreto de estado de calamidade pública, muitas vezes motivado por desastre natural. Os moradores beneficiados pelo programa são contemplados com o adiantamento do seu pagamento, sem ficar esperando a ordem do NIS (Número de Identificação Social).

Onde o repasse do Bolsa Família foi unificado?

No primeiro dia do calendário, 1,25 milhão de famílias de 85 municípios em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido foram beneficiadas com a antecipação do repasse do Bolsa Família.

Isso significa que ao invés de esperarem o depósito com base no final do NIS, que dura 10 dias úteis, esse grupo recebeu no dia 16 de fevereiro. Foram atendidos moradores dos seguintes estados:

O investimento do Governo Federal para estas famílias foi de R$ 845,88 milhões.

Nova unificação no pagamento do Bolsa Família

Além dos moradores dos municípios citados, o governo federal decidiu unificar novamente o repasse do Bolsa Família, no meio do calendário. Mais de 24,9 mil famílias de 12 cidades do estado do Paraná puderam movimentar os valores na sexta-feira (23), sem seguir o escalonamento previsto no cronograma.

Isso porque, esses municípios decretaram situação de calamidade ou emergência. Diante disso, quem tem o NIS com final do 6 ao 0 recebeu o Bolsa Família no dia 23 de fevereiro. Os demais já haviam tido o depósito na conta.

São os moradores das cidades de:

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile