Auxílio MORADIA volta a ser concedido para a população de São Paulo

Para abordar a vulnerabilidade social, o governo paulista implementou a Lei nº 17.372, que estabelece o programa Bolsa do Povo. Esse programa visa centralizar a gestão de diversos benefícios, incluindo o Auxílio Moradia.

Auxílio MORADIA volta a ser concedido para a população de São Paulo
Auxílio MORADIA volta a ser concedido para a população de São Paulo. (Imagem: FDR)

Os recursos são direcionados a diferentes grupos, como servidores públicos, famílias de baixa renda e pessoas em situação de rua. Para ser elegível ao Auxílio Moradia do Bolsa do Povo, é necessário atender a critérios específicos, como comprovação de renda familiar abaixo de três salários mínimos.

Além disso, a situação habitacional do solicitante deve ser precária, seja devido ao alto custo de aluguel ou por residir em áreas de risco ou insalubres. Confira a seguir o passo a passo para solicitar o Auxílio Moradia.

Quem tem direito ao Auxílio Moradia?

O Auxílio Moradia é um benefício destinado às despesas com moradia em caráter temporário, concedido às famílias que tenham sido removidas de suas residências involuntariamente, em razão de chuvas e/ou inundações desde que o município de residência tenha decretado estado de emergência e/ou calamidade.

O recurso também pode ser liberado por intervenções urbanas e/ou ambientais realizadas ou com a participação do Governo Estadual de São Paulo. O benefício se dispõe de duas formas. São elas:

IDOSOS TÊM DIREITO A CASA GRATUITA DO GOVERNO: VEJA COMO PARTICIPAR E OS DOCUMENTOS PEDIDOS

AME – Auxílio Moradia Emergencial (Convênio com Municípios)

Famílias de baixa renda vitimadas pelas chuvas e/ou enchentes ou situação de risco iminente decorrente de eventos da natureza, e que se encontrem em situação de vulnerabilidade, cujos municípios decretaram situação de emergência ou calamidade, devidamente homologada pela Defesa Civil do Estado de São Paulo.

AMP – Auxílio Moradia Provisório (Convênio com intervenção do Governo)

Famílias que tiveram ou que tenham que desocupar sua residência habitual em virtude de ações de remoção e reassentamento realizado pelo Governo do estado de São Paulo, no âmbito dos programas voltados a: 

Como solicitar o Auxílio Moradia?

O pedido do Auxílio Moradia pode ser feito de forma presencial ou online. Para isso, é necessário apresentar o documento de identidade e CPF do solicitante, comprovante de renda e de residência e uma declaração de necessidade do benefício.

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile