Liberado! Descubra como emitir o informe de rendimentos do INSS online

Foi liberado na quarta-feira (21) o informe de rendimentos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O documento que é disponibilizado a todos os aposentados e pensionistas que receberam salário previdenciário no último ano, deve ser usado para declaração do Imposto de Renda de 2024. 

Liberado! Descubra como emitir o informe de rendimentos do INSS online
Liberado! Descubra como emitir o informe de rendimentos do INSS online (Imagem: FDR)

O informe de rendimentos do INSS poderia ser liberado até o dia 29 de fevereiro, mas a Previdência Social se adiantou. Por meio dele ficam comprovados todos os pagamentos que foram feitos do Instituto para o aposentado, pensionista ou trabalhador que recebeu algum tipo de salário temporário.

Este documento é importante porque ele comprova as informações que serão repassadas via declaração do Imposto de Renda. São dados a respeito do ano de 2023, mas que deverão ser entregues até maio deste ano, como é comum acontecer. O informe não é repassado só pelo INSS, mas outros órgãos.

Quem trabalha com carteira assinada, por exemplo, tem direito de receber o documento do seu empregador. Os autônomos podem emitir o rendimento pelo banco em que o dinheiro fica depositado, ou usar outros tipos de recursos como programas voltados ao controle de caixa. 

O acesso ao informe de rendimentos do INSS é feito de forma online. E mesmo quem não vai usá-lo para declarar Imposto de Renda pode acessar. Funcionará como um comprovante pelo o que foi recebido no ano passado, inclusive considerando os descontos que possam ter acontecido ao longo dos meses.

Como acessar o informe de rendimentos do INSS

O informe de rendimentos do INSS também é conhecido como extrato do Imposto de Renda do INSS. Ele pode ser acessado pelo Meu INSS, seja no site ou aplicativo. É preciso ter login no Gov.br para entrar em qualquer um desses dois canais. O documento pode ser baixado em PDF ou compartilhado. 

Site do Meu INSS

No aplicativo Meu INSS

IDOSOS PRECISAM DECLARAR IMPOSTO DE RENDA EM 2024? VEJA AS REGRAS E COMO TER ISENÇÃO NO IRPF

Quem precisa usar o informe de rendimentos para o Imposto de Renda?

Nem todos os aposentados e pensionistas são obrigados a entregar a declaração do Imposto de Renda. Quem está isento da declaração não vai usar o informe de rendimentos do INSS com o mesmo objetivo que os demais, ainda assim terá acesso a ele.

O documento deve ser anexado junto com os demais comprovantes de renda dentro da declaração. Essa é uma obrigação quando ou aposentado:

Quando o aposentado está isento do Imposto de Renda?

Existem alguns tipos de benefícios previdenciários que estão isentos de pagar Imposto de Renda, são eles:

Ainda assim, eles estarão disponíveis no informe de rendimentos do INSS. E embora não seja necessário pagar por ter recebido este salário, pode ser necessário ter que declará-lo desde que tenha somado mais que R$ 40 mil no ano.

Também estão isentos de pagar e declarar imposto:

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile