Caixa emite comunicado sobre saque do FGTS para LISTA de titulares e frustra sobre pagamentos

Na última quinta-feira (22), a Caixa informou que os moradores de Governador Valadares, município de Minas Gerais afetado por chuvas no dia 20 de janeiro, ainda não podem sacar o benefício do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), conhecido como saque calamidade.

Caixa emite comunicado sobre saque do FGTS para LISTA de titulares e frustra sobre pagamentos
Caixa emite comunicado sobre saque do FGTS para LISTA de titulares e frustra sobre pagamentos. (Imagem: FDR)

Informações anteriores, divulgadas pelo prefeito do município, André Merlo, nas redes sociais, diziam que o benefício já estava sendo pago.

Apesar da informação, a Caixa esclareceu que a liberação dos valores para as pessoas que têm direito ao benefício por terem sido atingidas pelas chuvas de janeiro está em andamento. A instituição bancária também ressaltou que quem informa quais moradores foram atingidos e quais têm direito a receber o benefício é a Defesa Civil de Governador Valadares.

Para poder fazer o saque, o trabalhador deve ter saldo na conta do FGTS e não ter realizado nenhum outro saque pelo mesmo motivo no período de 12 meses. Vale lembrar que o valor máximo de retirada do benefício é de R$ 6.220.

O que é o saque calamidade?

O saque calamidade é uma medida excepcional tomada pelo governo em situações de emergência ou calamidade pública, geralmente relacionada a desastres naturais, pandemias ou outras crises que afetam a população daquele local. Com isso, neste benefício vinculado ao FGTS, o trabalhador tem direito a sacar saldo da conta do FGTS por necessidade.

O valor só é liberado quando a situação de calamidade pública ou de emergência é decretada pelo governo daquele local. 

Com isso, os desastres naturais considerados para que aconteça a liberação do valor são:

  • Enchentes ou inundações graduais;
  • Enxurradas ou inundações bruscas;
  • Alagamentos;
  • Inundações litorâneas provocadas pela brusca invasão do mar;
  • Precipitações de granizos;
  • Vendavais ou tempestades;
  • Vendavais muito intensos ou ciclones extratropicais;
  • Vendavais extremamente intensos, furacões, tufões ou ciclones tropicais;
  • Tornados e trombas d’água;
  • Desastre decorrente do rompimento ou colapso de barragens que ocasione movimento de massa, com danos a unidades residenciais.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Yasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) com MBA em Digital Strategy, também pela Unicap. Com experiência em redação e redes sociais.