Bancos vão liberar informe de rendimentos? Veja porque acessar documento é essencial

Em poucos dias os contribuintes poderão dar início ao preenchimento da declaração do Imposto de Renda. Entre outros documentos, deverão anexar o informe de rendimentos do seu banco. Nele estará a comprovação de todos os dados informados pelo cidadão na sua declaração.

Bancos vão liberar informe de rendimentos? Veja porque acessar documento é essencial
Bancos vão liberar informe de rendimentos? Veja porque acessar documento é essencial (Imagem: Montagem/FDR)

A Receita Federal solicita que os contribuintes incluam na sua declaração os documentos que possam comprovar os dados que foram informados. Entre eles, o informe de rendimentos emitido diretamente com o banco. Justamente por isso, os bancos têm um prazo para disponibilizar esse extrato aos seus clientes.

O que é o informe de rendimentos do banco?

O informe de rendimentos é usado principalmente na declaração do Imposto de Renda, mas também pode servir para outras situações. Como comprovação de pagamento, de renda ou de valores. Tudo porque, ele funciona como um extrato e incluí informações como:

  • Entrada e saída de valores da conta;
  • Quanto foi depositado;
  • Por quem foi depositado;
  • Quanto foi gasto;
  • Onde o dinheiro foi gasto ou transferido;
  • Rendimento de poupança, aplicações, investimentos.

“O informe de rendimentos serve para que o contribuinte tenha um registro preciso e consolidado de seus ganhos durante o ano fiscal. Ele é fundamental na elaboração da declaração de Imposto de Renda, sendo utilizado para calcular os valores devidos ou a serem restituídos”, complementa Elvira de Carvalho, consultora tributária da King Contabilidade ao InfoMoney.

Como emitir o informe de rendimentos no banco?

Os bancos e corretoras de investimento têm até o dia 29 de fevereiro, próxima semana, para disponibilizarem o informe de rendimentos. Este também é o prazo para que os empregadores liberem o documento aos seus funcionários.

As instituições bancárias vão notificar o seu cliente pelo aplicativo, site e e-mail de que o documento está pronto para ser acessado. Como vai ser usado para a declaração do Imposto de Renda, os dados serão relativos ao ano de 2023.

A emissão pelo aplicativo acontece em:

  • Acesse o aplicativo do seu banco e faça login;
  • Clique em “extratos” e em seguida “informe de rendimentos”;
  • Escolha a emissão do ano de 2023;
  • O documento ficará disponível e pode ser impresso, ou compartilhado via WhatsApp, e-mail e outros.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]