INSS publica calendário de pagamentos para fevereiro com mudanças surpreendentes

De acordo com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) neste mês de fevereiro 39,3 milhões de pessoas receberão salário previdenciário. Chama atenção o fato de que os pagamentos serão liberados a partir do dia 23 e não do dia 25 como aconteceu no mês anterior. A explicação para isso é muito simples.

INSS publica calendário de pagamentos para fevereiro com mudanças surpreendentes
INSS publica calendário de pagamentos para fevereiro com mudanças surpreendentes (Imagem: FDR)

Do total de beneficiados pelo INSS neste mês, 27.349.843 recebem até um salário mínimo e 12.028.324 ganham acima do piso nacional. Além disso, 33.379.120 são pagamentos previdenciários e outros 5.657.745 recebem benefício de natureza assistencial. Os valores são creditados na conta corrente ou poupança.

Calendário de pagamentos do INSS

O calendário de pagamentos do INSS é dividido por limite de valor, de até 1 salário mínimo (piso) e acima desta quantia até o teto. Na primeira semana recebem exclusivamente aqueles com salário equivalente ao piso, e a partir da segunda semana os dois grupos têm acesso ao benefício juntos.

A ordem de depósitos ainda acompanha o último número do benefício, aquele que antecede o hífen na sequência de dez dígitos. A partir disso os valores são creditados.

Até 1 salário mínimo:

Acima de 1 salário mínimo:

Consultar pagamento do INSS

Para quem ainda não sabe o valor que vai receber ou a data de pagamento, é possível consultar o benefício do INSS. Basta usar os recursos online disponíveis no aplicativo ou site. Cerca de dois dias antes de dar início aos pagamentos, o Instituto já atualiza as informações.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile