Idosos e inscritos no BPC comemoram nova LEI que garantirá redução de custos

Os idosos e as pessoas com deficiência que têm direito ao BPC (Benefício de Prestação Continuada), poderão receber um novo benefício. Se trata da redução de custos, ou seja, descontos na compra de um novo veículo. A legislação brasileira prevê que alguns grupos tenham direito a redução de impostos. 

Idosos e inscritos no BPC comemoram nova LEI que garantirá redução de custos
Idosos e inscritos no BPC comemoram nova LEI que garantirá redução de custos (Imagem: FDR)

Na realidade, o que dá aos idosos o direito de conseguir redução na compra de um carro novo é a sua condição física. O idoso que não possuí qualquer deficiência, ou que tenha estado de saúde perfeito, dificilmente conseguirá reduzir o valor da sua compra. Há não ser que haja legislação estadual específica.

Quando os idosos ou PcD conseguem desconto para comprar carro?

Os idosos ou Pessoas com Deficiência (PcD), independente de receberem ou não o BPC, podem garantir o desconto na compra do seu carro. Para isso, esse veículo deve ser adquirido em uma concessionária, ou seja, a venda por pessoa física não vai oferecer a redução desejada. 

O direito à isenção de impostos na compra de um carro por PcD é garantido pela Lei 8.989, de 24 de fevereiro de 1995, e é válido até 31 de dezembro de 2026. A lei estabelece que alguns tipos de incapacidade dão direito a isenção ou desconto de impostos, como:

Descontos no carro novo

Os descontos na compra do carro para idosos e pessoas com deficiência vai incidir sobre os impostos aplicados sobre ele:

Será preciso apresentar uma série de documentos comprovando a condição física.

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile