Benefícios do INSS liberados para motoristas de aplicativo; Veja como receber

Motoristas de aplicativo podem contribuir para a Previdência Social e ter acesso aos benefícios do INSS. Alíquota de contribuição varia de 11% a 20%, mas, é possível contribuir pagando menos; veja como.

Benefícios do INSS liberados para motoristas de aplicativo; Veja como receber
Benefícios do INSS liberados para motoristas de aplicativo; Veja como recebers (Imagem: FDR)

Motoristas de aplicativo, mototaxistas, entregadores, entre outros, podem contribuir para a Previdência Social. Essa contribuição garante o acesso aos benefícios do INSS, entre eles a aposentadoria. As vantagens são oferecidas mesmo aos trabalhadores sem carteira assinada, freelancers ou temporários.

Segundo pesquisa realizada em 2023, o Brasil tem 1,7 milhão de pessoas trabalham com transporte de passageiros e entrega de mercadorias. Desse total, apenas 23% contribuem para a previdência. Veja como passar a contribuir e aumentar essa porcentagem.

Como contribuir para a Previdência Social?

Quem opta por ser MEI (microempreendedor individual) precisa se inscrever como “motorista de aplicativo independente”.

Para eles o pagamento da contribuição é feito através do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), no valor de 5% do salário mínimo + R$ 5 de Imposto sobre Serviço (ISS). Saiba mais.

PRECISA DE CNPJ PARA SER UBER? VEJA COMO ABRIR UMA EMPRESA MEI PARA TRABALHAR COMO MOTORISTA

Benefícios do INSS para os motoristas de aplicativo

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile