A partir de sexta-feira (16) as famílias beneficiadas pelo vale-gás receberão R$ 102 em suas contas. O valor surpreendeu negativamente os grupos contemplados que esperavam uma quantia pouco maior. O último depósito aconteceu em dezembro e havia sido R$ 2 maior que o atual.
O valor do vale-gás é calculado com base na média de preço nacional do botijão de gás de 13 kg. Quando foi criado, em 2021, o programa previa o pagamento de 50% dessa média. Mais tarde ele foi redefinido, e desde 2023 passou a pagar definitivamente 100% da média de preço a nível nacional.
Quem vai receber o vale-gás em fevereiro?
O pagamento do vale-gás não atinge tanto beneficiados, como o Bolsa Família ou o BPC (Benefício de Prestação Continuada). O orçamento para este programa ainda é curto, por isso o governo tem retardado a entrada de novos contemplados.
Para receber é necessário cumprir com critérios como:
- Estar inscrito no Cadastro Único;
- Ter renda familiar de no máximo meio salário mínimo por pessoa;
- Prioridade para inscritos no Bolsa Família e BPC, mulheres chefes de família e vítimas de violência doméstica.
Como saber se foi incluso no vale-gás de fevereiro?
Quem ainda não havia recebido o benefício, pode ter uma surpresa neste mês. Para conferir se foi finalmente aprovado e vai receber o vale-gás em fevereiro, os interessados podem fazer a consulta de maneira remota.
- Ligue para a Caixa – telefone 111;
- Ligue para o Ministério do Desenvolvimento Social – telefone 121;
- App Caixa Tem – procure por “Extratos” e depois “Futuro”;
- App Bolsa Família – basta fazer login com número do CPF.
Calendário de pagamentos do vale-gás
O calendário de pagamentos do vale-gás é exatamente igual ao do Bolsa Família, ou seja, os dois benefícios são pagos na mesma data e na mesma conta. Por isso muitas pessoas confundem e acreditam que receber um programa dá acesso imediato ao outro, o que não é verdade.
O valor ficará disponível na conta poupança do Caixa Tem e pode ser sacado ou usado de forma virtual, por PIX, transferência ou cartão de débito digital. A ordem de depósito segue o último dígito do NIS (Número de Identificação Social) do titular.
- NIS de final 1 – 16 de fevereiro;
- NIS de final 2 – 19 de fevereiro;
- NIS de final 3 – 20 de fevereiro;
- NIS de final 4 – 21 de fevereiro;
- NIS de final 5 – 22 de fevereiro;
- NIS de final 6 – 23 de fevereiro;
- NIS de final 7 – 26 de fevereiro;
- NIS de final 8 – 27 de fevereiro;
- NIS de final 9 – 28 de fevereiro;
- NIS de final 0 – 29 de fevereiro.