Atenção! Novas regras do INSS foram aprovadas afetando aposentados

O Número de Identificação Social (NIS), um número de 11 dígitos da Caixa Econômica Federal (CEF), é vital para o recebimento de benefícios sociais e assegura direitos trabalhistas e previdenciários, incluindo o INSS

Atenção! Novas regras do INSS foram aprovadas afetando aposentados
Atenção! Novas regras do INSS foram aprovadas afetando aposentados. (Imagem: FDR)

Mudanças estão em andamento, exigindo atenção para compreender as alterações nos benefícios a serem recebidos em 2024. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) trouxe boas notícias para aposentados e pensionistas no início do ano. 

Além do aumento mínimo de 3,71% nos benefícios previdenciários, o INSS implementou alterações nas condições para contratação de crédito consignado, oferecendo vantagens adicionais para esse grupo.

As recentes alterações proporcionam inúmeros benefícios aos aposentados e pensionistas que optam pelo crédito consignado. Com taxas de juros reduzidas, essa modalidade oferece facilidade e segurança na contratação, permitindo empréstimos mesmo em casos de restrições no nome, pois as parcelas são descontadas diretamente do benefício previdenciário. 

As taxas mais baixas tornam o crédito consignado uma opção acessível e vantajosa em comparação a outras formas de empréstimo. As medidas recém-implementadas englobam a redução das taxas de juros e o aumento da margem consignável. 

Agora, a taxa de juros para empréstimos é de 1,76% (anteriormente 1,80%), e para cartão de crédito consignado, passou para 2,61% (antes 2,67%). A margem consignável, representando a parte do benefício destinada ao pagamento de prestações, foi elevada para 45% do valor total do benefício.

DINHEIRO RÁPIDO: VEJA O MOMENTO CERTO PARA PEGAR UM EMPRÉSTIMO CONSIGNADO

Limite de consignados do INSS

Consulta de juros do consignado para idosos do INSS

  1. Acesse o aplicativo ou site Meu INSS;
  2. Na página inicial, onde há uma lupa, escreva “Taxas de Empréstimo Consignado”;
  3. Será aberta uma página com a lista de bancos e os juros praticados em cada um deles;
  4. Para ver mais bancos, basta rolar a página até embaixo e clicar em “Ver mais”;
  5. Também é possível buscar pela instituição que o segurado quer pesquisar no alto da página, em “Pesquise por instituição”.
Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile