BPC autoriza consulta ao saldo pelo CPF do titular; saiba como fazer online

Pontos-chave
  • Os titulares do BPC têm duas formas de consultar o pagamento;
  • O valor liberado neste ano recebeu reajuste de 6,97%;
  • O calendário de janeiro ainda não terminou.

Os idosos ou pessoas com deficiência que quiserem consultar seu saldo do BPC (Benefício de Prestação Continuada), poderão usar o número do seu CPF. A verificação vai permitir que os interessados acessem o valor que está sendo pago no mês, a data prevista para o depósito, e os possíveis descontos.

BPC autoriza consulta ao saldo pelo CPF do titular; saiba como fazer online
BPC autoriza consulta ao saldo pelo CPF do titular; saiba como fazer online (Imagem: FDR)

O pagamento do BPC é uma responsabilidade do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Todos os meses os contemplados recebem 1 salário mínimo em sua conta, quantia que deve ser usada para manter a sobrevivência digna, já que o benefício serve para famílias em situação de vulnerabilidade social. 

São idosos com mais de 65 anos, e pessoas com deficiência de qualquer idade. Desde que estejam no Cadastro Único e que consigam comprovar renda mensal de no máximo 1/4 do salário mínimo por pessoa. A partir disso, são avaliados para que consigam receber o benefício todos os meses.

Quem dá entrada no BPC por conta da deficiência também deve passar por perícia médica, onde a incapacidade vai ser comprovada. Os idosos precisam ser aprovados em um procedimento de avaliação social em que o nível de vulnerabilidade daquela pessoa será observado.

Como consultar o saldo do BPC usando o CPF

Existem duas formas de consultar o saldo do BPC por meio do número do CPF. A primeira é acessando o Meu INSS, aplicativo ou site, e selecionando a opção de extrato de pagamentos. Dois dias antes de dar início aos depósitos a Previdência Social atualiza as informações com a data de saque, valor e descontos do mês.

Outra opção é por meio do aplicativo do banco em que o depósito do salário é feito. Neste caso, porém, será preciso aguardar a transferência da quantia já na sua conta para conseguir consulta-la.

Meu INSS

No aplicativo do banco

Valor liberado no BPC em 2024

Em 2024, o valor liberado pelo BPC sofreu reajuste. Na verdade, todos os anos o pagamento tem aumento já que segue o salário mínimo. Comparado ao ano anterior o acréscimo foi de 6,97%, e por isso os beneficiários receberão em suas contas:

O pagamento de janeiro já contou com a mudança. São pouco mais de 5 milhões de pessoas beneficiadas por auxílio assistencial pago pelo INSS, segundo dados do próprio governo. Elas não têm direito de receber 13º salário, e também não deixam pensão por morte aos seus dependentes.

O único direito que os inscritos no BPC possuem e que se assemelha ao de benefícios previdenciários é a solicitação de empréstimo consignado. Eles podem comprometer até 35% do valor do seu salário com o pagamento de prestações do crédito. 

BPC 2024 TEM MUDANÇAS ANUNCIADAS: MAIS PESSOAS PODERÃO RECEBER O BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA

Calendário de pagamentos do BPC janeiro e fevereiro

Ainda está em vigência o calendário de pagamentos do BPC para janeiro. Nesta semana três grupos ainda vão receber o seu salário na conta que foi cadastrada. O calendário do INSS segue como referência o último número do benefício, aquele que antecede o hífen em uma sequência de nove números.

Este número pode ser consultado no aplicativo do Meu INSS, na primeira página essa informação fica disponível. A numeração também é impressa no cartão de saque que foi entregue aos titulares.

Pagamento de janeiro

Número final do benefício Data de liberação
1 25 de janeiro
2 26 de janeiro
3 29 de janeiro
4 30 de janeiro
5 31 de janeiro
6 01 de janeiro
7 02 de fevereiro
8 05 de fevereiro
9 06 de fevereiro
10 07 de fevereiro

Pagamento de fevereiro

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile