Serasa revela descoberta sobre uso do saque-aniversário do FGTS

O levantamento Mapa Serasa Crédito revelou com a maioria da população usa o dinheiro que antecipa do saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Equivalente a um empréstimo, essa modalidade permite que o trabalhador receba de uma única vez o valor que seria pago em anos.

Serasa revela descoberta sobre uso do saque-aniversário do FGTS
Serasa revela descoberta sobre uso do saque-aniversário do FGTS (Imagem FDR)

O saque-aniversário do FGTS é uma modalidade que dá ao trabalhador a chance de receber de 5% a 50% do valor que está disponível no Fundo. Uma vez ao ano os trabalhadores podem solicitar a liberação dessa parcela. Sendo que a quantia fica apta ao resgate no mês de nascimento do trabalhador.

Preferência de uso do saque-aniversário do FGTS

O Mapa Serasa Crédito fez um levantamento para entender qual a intenção dos brasileiros quando antecipam o saque-aniversário do FGTS. Neste caso, ao invés de receber apenas a parcela que teria direito naquele ano, o trabalhador faz um empréstimo em que usa como pagamento o seu saque-aniversário.

O banco libera de uma única vez o que seria pago em 3 ou 10 anos. Mas aplica juros, por isso o valor recebido não exatamente igual ao que o cidadão teria direito. Em contra partida, na data em que a parcela anual caí na conta, o banco debita como forma de pagamento do crédito.

Segundo a Serasa:

A pesquisa também mostrou que 76% dos que buscaram alguma forma de crédito em janeiro também pretendem solicitá-lo em fevereiro.

Como pedir empréstimo do saque-aniversário do FGTS?

Para solicitar o empréstimo do saque-aniversário do FGTS existem duas etapas. A primeira é no aplicativo do Fundo de Garantia, e a outra é direto com o banco da sua preferência. É interessante consultar a taxa de juros e as condições de parcelamento de cada instituição.

Depois de autorizar a fase seguinte é no banco.

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile