INSS: saiba como cancelar descontos não autorizados no benefício

Pontos-chave
  • Desconto é permitdo desde que autorizado pelo beneficiário.
  • Emprestimo consignado é a modalidade mais usada.
  • Inss orienta sobre cancelamento e prevenção.

Recebeu um desconto não autorizado no seu benefício do INSS? Ele pode ser cancelado através da internet ou da Central de Atendimento. Veja como descobrir os descontos feitos e solicitar o cancelamento.

INSS: saiba como cancelar descontos não autorizados no benefício
INSS: saiba como cancelar descontos não autorizados no benefício (Imagem/Montagem: FDR)

Recebeu um valor menor do seu benefício do INSS? Essa redução pode acontecer por causa de algum desconto não autorizado que foi feito na sua conta. O cancelamento pode ser solicitado, mas, antes você vai precisar saber de algumas informações.

Como descobrir os descontos feitos no benefício do INSS?

É bem fácil de descobrir quais foram os descontos feitos na sua conta, basta que você confira o extrato de pagamento mensal do benefício. Basta acessar o Meu INSS, no campo “Do que você precisa?” escreva “extrato de pagamento”; clique em “Baixar PDF”.

Ao abrir o arquivo você terá acesso ao detalhamento do seu pagamento, o que inclui os descontos que são aplicados sobre ele.

Por sinal, é importante fazer o acompanhamento da sua conta para identificar esses descontos o mais rápido possível e acabar não perdendo dinheiro. Até porque alguns desses descontos podem ser parte de golpes aplicados contra a população.

Inclusive, em uma decisão recente o INSS foi obrigado a indenizar uma vítima de golpe, saiba mais.

Cancelamento de desconto não autorizado no benefício do INSS

No extrato de pagamento você poderá conferir algumas informações relacionadas ao responsável pelo desconto. Em caso de empréstimo consignado, por exemplo, é possível conferir qual a instituição bancária em que ele foi contratado.

Nesse caso, ao lado da rubrica de desconto tem o número do telefone do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da entidade. Basta ligar e registrar a reclamação e solicitar o cancelamento.

Outra situação é o desconto de mensalidades associativas que não foram autorizadas. Nesse caso o cancelamento pode ser solicitado pelo aplicativo ou site Meu INSS: basta selecionar a opção “excluir mensalidade associativa”. Ou ainda utilizar a Central 135 para pedir o cancelamento.

O INSS chegou a afirmar que possui convênio com diversas entidades, mas que a prática de descontos não autorizada é ilegal, segundo o Instituto, em caso de desconto não autorizado:

cabe exclusivamente à entidade envolvida a eventual responsabilização administrativa, cível e penal pelos órgãos de controle externo competentes ligados a defesa dos direitos do consumidor”.

Assim, além de solicitar o cancelamento é necessário também registrar um boletim de ocorrência em uma delegacia mais próxima. Só assim os responsáveis poderão ser identificados e punidos pela prática criminosa.

INSS: saiba como cancelar descontos não autorizados no benefício (Imagem/Montagem: FDR)
INSS: saiba como cancelar descontos não autorizados no benefício (Imagem/Montagem: FDR)

Orientações do INSS

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.
Sair da versão mobile