Milhares de beneficiários do INSS poderão ficar sem receber os seus benefícios. A instituição está entrando em contato com esses cidadãos para tentar resolver a situação sem que haja nenhum tipo de bloqueio dos pagamentos.
As notificações do INSS estão sendo enviadas para o aplicativo de mais de 4 milhões de aposentados e pensionistas nascidos nos meses de janeiro, fevereiro e março.
Essas pessoas foram identificadas como não localizadas nas bases de dados do governo federal, ficando sujeitas ao risco de terem seus salários bloqueados. A notificação também é realizada por meio dos aplicativos bancários.
Risco de Bloqueio do INSS
O INSS destaca que esses 4.351.557 beneficiários devem comprovar que estão vivos, uma vez que as buscas nas bases de dados públicos não apresentaram informações atualizadas sobre eles. A razão para a notificação é o atraso na realização da prova de vida, agora sob responsabilidade da Previdência Social desde janeiro do ano passado.
Para evitar o bloqueio do salário do INSS, é importante que os cidadãos passem pela prova de vida. O processo de comprovação agora envolve o cruzamento de dados de diversas plataformas para encontrar o beneficiário.
Caso não sejam localizadas informações, o aposentado ou pensionista será convocado a demonstrar que está vivo, podendo realizar o procedimento por meio do:
- App do Meu INSS (com biometria cadastrada no TSE ou Denatran);
- App do banco responsável pelo recebimento do salário (com biometria cadastrada);
- Atendimento presencial em uma agência da Previdência ou agência bancária.
Após 60 dias das notificações via aplicativo, Central 135 ou notificação bancária, se não houver a comprovação de vida, o pagamento do benefício poderá ser bloqueado.
Como fazer a prova de vida do INSS
Para evitar futuras notificações e bloqueios, os aposentados devem estar cientes dos serviços que são considerados como prova de vida. Isso inclui:
- Acesso ao aplicativo Meu INSS ou apps certificados com controle de acesso pelo Gov.br;
- Atendimento em agências da Previdência Social;
- Recebimento de benefício com biometria;
- Realização de empréstimo consignado com biometria;
- Atualizações no Cadastro Único (CadÚnico).
É importante ressaltar que a prova de vida também pode ser realizada presencialmente, em agências bancárias e unidades da Previdência.