Uso do CPF na nota fiscal gera triste notícias para milhares de brasileiros

Quando você faz uma compra na farmácia, você informa o número do seu CPF para ganhar desconto ou pontos? Cuidado, os seus dados pessoais podem estar correndo risco! Vamos te explicar!

Uso do CPF na nota fiscal gera triste notícias para milhares de brasileiros
Uso do CPF na nota fiscal gera triste notícias para milhares de brasileiros (Imagem/Montagem: FDR)

Desde 2020, a ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) fiscaliza e monitora o tratamento de dados dos clientes em farmácias após uma série de denúncias. Com isso, o órgão começou a realizar um estudo sobre essas informações e identificou que algumas informações não estavam sendo tratados por todas as leis da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Ou seja, os dados estavam sendo usados para diferentes situações que não estavam sendo informadas aos donos deles. Além disso, existem sinais de coleta excessiva de dados pessoais sem informações claras de como esses dados são tratados.

Com isso, podemos perceber que apesar de informar o CPF e ter um cadastro na farmácia gerem benefícios, como descontos em medicamentos e pontuações para outros serviços, devemos ter cuidado com os riscos que envolvem a ação, pois esses dados podem ser facilmente vazados e utilizados indevidamente.

O que é a LGPD?

A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) é uma lei brasileira que regulamenta o tratamento de dados pessoais por empresas e instituições públicas e privadas.

Em vigor desde setembro de 2020, ela estabelece as regras para o tratamento dos dados, incluindo a coleta, armazenamento, uso, compartilhamento e exclusão de informações pessoais. Ou seja, ela dá à pessoa o direito sobre seus dados, como o direito de acesso, correção, exclusão e portabilidade das informações pessoais.

Além disso, a LGPD estabelece a obrigatoriedade de empresas e organizações implementarem medidas de segurança e privacidade da informação.

O objetivo principal dessa lei é auxiliar na cultura de proteção de dados e garantir a privacidade e autodeterminação dos brasileiros em relação ao tratamento de suas informações pessoais.

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com sólida experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
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