Reajuste no valor do BPC foi confirmado para a alegria dos titulares

O valor do BPC (Benefício de Prestação Continuada) é usado por muitas pessoas como a principal fonte de renda. A quantia que é repassada para quem vive em condição de baixa renda, deve servir para sobrevivência digna. Anualmente o valor é reajustado sempre acompanhando o salário mínimo do país.

Reajuste no valor do BPC foi confirmado para a alegria dos titulares
Reajuste no valor do BPC foi confirmado para a alegria dos titulares (Imagem: FDR)

O valor do BPC acompanha o piso do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), embora não trate de um benefício previdenciário. Ninguém pode receber menos do que um salário mínimo da Previdência Social. A exceção fica para quem contratou empréstimo consignado, e tem o desconto no seu pagamento.

Qual o reajuste no valor do BPC?

Desde janeiro o valor do BPC foi reajustado em 6,97%, se comparado com o ano anterior. Embora tenha ficado abaixo das expectativas iniciais, o pagamento voltou a ficar acima da inflação dando ao brasileiro a garantia do ganho real.

Diante disso, desde o calendário do último mês que finaliza na quarta-feira (7), os valores pagos pelo INSS estão em:

Para consultar quanto vai receber procure por “Extrato de pagamentos” no aplicativo Meu INSS.

Quando caí o valor do BPC em fevereiro?

O pagamento de fevereiro começa no dia 23. O valor do BPC será depositado nas contas até 7 de março. Pelo menos 5 milhões de pessoas recebem auxílio assistencial, segundo dados compartilhados pelo INSS.

O calendário é organizado com base no final do benefício, o dígito que antecede o hífen na sequência de nove números. Esta numeração pode ser encontrada no aplicativo do Meu INSS, ou no cartão.

Número final do benefício Data de liberação
1 23 de fevereiro
2 26 de fevereiro
3 27 de fevereiro
4 28 de fevereiro
5 29 de fevereiro
6 01 de março
7 04 de março
8 05 de março
9 06 de março
0 07 de março
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile