Incluir o CPF na nota pode trazer uma série de benefícios para os cidadãos brasileiros. Em diversos estados e municípios, a iniciativa é realizada para incentivar a regularização fiscal dos comércios. Para promover esse estímulo, os governos ofertam resgate em dinheiro ou outros benefícios para os cidadãos.
Ao exigir o CPF na nota, o cidadão solicita que a emissão do documento fiscal seja realizada. Com isso, os governos podem aumentar sua arrecadação por meio da cobrança de impostos necessários após as transações.
O dinheiro costuma ser utilizado para garantir o pagamento de salários de servidores públicos e outras iniciativas sociais. Atualmente, diversos estados possuem algum tipo de programa voltado ao incentivo.
Veja os estados que possuem alguma iniciativa que premia a inclusão do CPF na nota:
- Rio Grande do Sul;
- São Paulo;
- Maranhão;
- Rio de Janeiro;
- Alagoas;
- Minas Gerais;
- Bahia;
- Pará;
- Amazonas;
- Ceará;
- Sergipe;
- Rio Grande do Norte;
- Rondônia;
- Paraná;
- Distrito Federal.
O formato dos programas varia de acordo com cada localidade. Em alguns estados, como São Paulo, o programa Nota Fiscal Paulista realiza a devolução de parte dos valores pagos por meio de impostos.
Além disso, o programa também realiza sorteio de prêmios milionários. Ao realizar um determinado valor em compras, o cidadão ganha um bilhete automaticamente para participar do sorteio. O mesmo acontece com a Nota Paraná, por exemplo.
Já em outros estados, as iniciativas disponibilizam um desconto no pagamento de impostos. Ao inserir o CPF na nota, o cidadão acumula créditos que podem ser revertidos para o pagamento do IPTU ou do IPVA, por exemplo. Além disso, outros estados possibilitam ainda o resgate em dinheiro do crédito obtido.
Confira uma série de benefícios para os cidadãos que incluem o CPF na nota neste link.