INSS determina novo prazo para a análise e aprovação dos benefícios; entenda a mudança

O Ministério da Previdência Social luta para enfrentar um dos grandes problemas envolvendo o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A fila de espera para ter a resposta do seu benefício previdenciário chega a 180 dias (6 meses) para algumas pessoas. O desejo é diminuir drasticamente esse número.

INSS determina novo prazo para a análise e aprovação dos benefícios; entenda a mudança
INSS determina novo prazo para a análise e aprovação dos benefícios; entenda a mudança (Imagem: FDR)

Depois de muitas promessas em 2023, o ministro da Previdência, Carlos Lupi, terminou o ano dizendo que era impossível zerar a fila de espera do INSS. A justificativa é de que mensalmente chegam até 1 milhão de novos pedidos para serem analisados. Agora, o foco é diminuir o tempo de espera.

Novo prazo para análise dos benefícios do INSS

O ministro da Previdência Social, e o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, passaram a divulgar na imprensa um novo prazo para análise dos benefícios. A meta de 2023 era finalizar o ano com o tempo máximo de 45 dias na fila, mas não foi possível alcança-lo.

Ainda assim, segundo o próprio governo, chegou-se bem perto da expectativa concluindo o ano com tempo de espera de 47 dias. Agora, a meta para 2024 é que os sistemas previdenciários possam receber, analisar e responder aos pedidos em:

Alessandro Stefanutto chegou a admitir que deixar o trabalhador esperando por cinco a sete meses é “muito cruel”. 

Como acelerar a resposta do INSS?

O próprio trabalhador pode tomar algumas atitudes que vão ajudar a acelerar o tempo de resposta do INSS sobre o seu pedido. A lei indica que a fila de espera não deve passar de 45 dias para benefícios por incapacidade.

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile