Governo retoma HOJE o Minha Casa Minha Vida; entenda o que muda

Relançado no ano de 2023 pelo Governo Federal, o programa Minha Casa Minha Vida auxilia as famílias brasileiras a conseguirem obter a casa própria. Por meio do programa é possível garantir condições facilitadas para o financiamento imobiliário ou até mesmo a moradia de forma gratuita.

Governo retoma HOJE o Minha Casa Minha Vida; entenda o que muda
Governo retoma HOJE o Minha Casa Minha Vida; entenda o que muda. (Imagem: FDR)

Para ter acesso ao programa, as famílias precisam observar os critérios definidos pelo Governo Federal. Recentemente, as faixas de concessão foram ampliadas, permitindo a entrada de novos cidadãos na iniciativa.

Os grupos foram divididos de acordo com a renda. Por meio deles é determinado quanto o cidadão poderá receber de financiamento e quais serão as condições de pagamento da operação de crédito.

Vale lembrar que a renda calculada não leva em consideração o valor recebido por meio de programas sociais como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Confira as faixas atuais do Minha Casa Minha Vida:

Para quem vive e também pretende financiar um imóvel em meio urbano, o cálculo é feito de acordo com a renda mensal.

Já para as famílias que vivem e moram no meio rural, o cálculo é realizado de acordo com a renda familiar anual do grupo.

Para famílias que são atendidas pelo Bolsa Família ou pelo BPC, o Governo Federal também libera a possibilidade de concessão de moradia gratuita. A iniciativa foi criada no ano passado e permanece em vigor.

Para ter acesso, é preciso que a família já possua um financiamento ativo por meio do programa. Caso cumpra todos os critérios de seleção, ela terá seu financiamento quitado e receberá o imóvel de forma gratuita.

Confira mais detalhes sobre a concessão de moradia gratuita por meio do programa Minha Casa Minha Vida neste link.

Danielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.
Sair da versão mobile