A Caixa Econômica é o banco responsável pelo depósito de benefícios sociais e trabalhistas. O governo federal canalizou neste único pagador todos os valores que são liberados aos brasileiros. A única exceção fica para benefícios estaduais ou regionais, e abono salarial para funcionários públicos no Banco do Brasil.
Desde 2020 o banco tem usado o Caixa Tem para o depósito de benefícios sociais, e de benefícios trabalhistas daqueles que não são clientes do banco. A poupança social não cobra tarifa para manutenção da conta, e pode ser aberta automaticamente pelo governo usando o número de CPF do cidadão.
Benefícios depositados pela Caixa Tem
Os benefícios transferidos pelo Caixa Tem são pagos obrigatoriamente por esse canal, ou podem ser transferidos em situações esporádicas. É preciso estar atento a esse ponto, porque muitas pessoas conseguem evitar o atendimento presencial acessando o canal online e usufruindo dos serviços bancários.
Durante este ano devem ser pagos pelo aplicativo os seguintes programas:
- Bolsa Família – obrigatoriamente neste canal, a conta é aberta para os novos contemplados;
- Auxílio-gás – obrigatoriamente neste canal, com a conta sendo aberta para os novos contemplados;
- FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) – usado apenas quando o próprio trabalhador cadastra a poupança social para receber;
- PIS (Programa de Integração Social) – usado quando o trabalhador não tem conta corrente no banco;
- Seguro-desemprego – usado quando o trabalhador não indica outra conta para receber as parcelas.
Como abrir conta no Caixa Tem?
Para abrir uma conta no Caixa Tem e receber os benefícios neste canal, os interessados vão usar apenas seu número de CPF. Para atualizar os dados e turbinar os serviços é possível clicar em “Atualizar”, e enviando foto de um documento de identificação mais recursos são liberados.
- Baixe o App do Caixa Tem na sua loja de aplicativos;
- Ao acessar clique em “Abrir conta”;
- Informe o número do seu CPF;
- Preencha as informações solicitadas;
- Crie uma senha para acesso.