Saque do FGTS ao se aposentar: veja como ter acesso ao valor máximo

Pontos-chave
  • O trabalhador aposentado tem direito ao saque do FGTS;
  • O aposentado que continua trabalhando também pode receber;
  • O saque pode ser feito online.

Uma das opções de saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é quando o trabalhador se aposenta. No fim do trabalho na empresa, o cidadão recebe uma série de benefícios trabalhistas, entre eles o acesso ao valor total que foi depositado ao longo do tempo de serviço na conta do Fundo de Garantia. 

Saque do FGTS ao se aposentar: veja como ter acesso ao valor máximo
Saque do FGTS ao se aposentar: veja como ter acesso ao valor máximo (Imagem: FDR)

Hoje, existem cerca de 14 opções de saque do FGTS. O Fundo de Garantia é criado assim que o cidadão é admitido dentro da empresa, por meio de trabalho formal. Feito isso, ele passa a receber mensalmente o depósito de 8% do valor do seu salário nesta conta, uma poupança que rende anualmente na Caixa Econômica.

Em situações específicas o trabalhador ganha o direito de acessar o valor que está depositado na conta. Por exemplo, ao ser demitido sem justa causa, em doenças graves, para o tratamento dessas doenças, na compra de um imóvel, no saque anual (aniversário), ou na sua aposentadoria. 

Como o próprio nome diz, a função do saque do FGTS é justamente dar ao trabalhador algum tipo de garantia financeira em situações difíceis. Mas para resgatar a quantia acumulada é necessário cumprir com requisitos específicos. O pedido pode acontecer via online, no aplicativo.

Quando o saque do FGTS pode ser feito pelo aposentado?

Não existe um tipo específico de aposentadoria que garanta o saque do FGTS. Na realidade, ao receber do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), ou do outro tipo de Regime da Previdência pelo qual contribuí, a cartão de concessão da sua aposentadoria, já é possível solicitar o Fundo de Garantia.

Ou seja, tanto quem se aposentou por idade, tempo de contribuição por invalidez, tem direito de resgatar o saldo da conta do FGTS. Funciona assim:

ESSE É O NOVO VALOR PAGO PELO INSS EM 2024: REAJUSTE DO PISO E DO TETO FOI ANUNCIADO

Saque do FGTS do aposentado que continua trabalhando

Com exceção da aposentadoria por invalidez, todos os demais tipos de aposentadoria permitem que o trabalhador volte a trabalhar. Talvez não na mesma empresa, ou não exercendo o mesmo cargo, mas o cidadão pode sim retornar ao mercado de trabalho formal.

Quando isso acontece ele passa a receber novos depósitos na conta do Fundo de Garantia, criada a partir da admissão na empresa. Quando isso acontece a legislação trabalhista permite que:

Como fazer o saque do FGTS de aposentado?

O saque do FGTS da pessoa aposentada pode ser feita online, a ideia é facilitar o recebimento do benefício. A Caixa Econômica permite que os interessados resgatem a quantia pelo aplicativo, ao cadastrarem uma conta para recebimento. esta conta deve ser da mesma titularidade do trabalhador.

Outra opção é receber direto em uma agência, caso o cidadão prefira dessa forma. Confira como receber.

Saque online

Quando o card “Você tem valores para saque” está disponível. 

Quando não aparece o Card. 

Saque presencial

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile