Salário mínimo reajustado caí na conta em breve; veja quanto vai receber

O novo salário mínimo do país passou a valer em 1º de janeiro de 2024, conforme decreto presidencial. No entanto, no quinto dia útil desse mês muitos funcionários foram surpreendidos com o mesmo valor do ano passado. A folha de pagamento foi atualizada, e as remunerações serão reajustadas em breve. 

Salário mínimo reajustado caí na conta em breve; veja quanto vai receber
Salário mínimo reajustado caí na conta em breve; veja quanto vai receber (Imagem: FDR)

Com alta de quase 7%, o incremento na economia com o salário mínimo reajustado gira em torno dos 70 bilhões de reais. Desde a última segunda-feira (29) as folhas de pagamento (holerites) de fevereiro já estão sendo atualizados com a nova quantia. Este é um direito de todo trabalhador formal. 

Valor do novo salário mínimo em 2024

Passou a valer neste ano o cálculo de reajuste do salário mínimo adotado nos governos petistas, em que o acréscimo fica acima da inflação. Durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) para aumentar o piso salarial era considerado apenas o resultado do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) do ano anterior.

Dessa vez, para chegar ao resultado final foi necessário:

O piso é usado como referência para a remuneração de trabalhadores formais, e de benefícios trabalhistas pagos pelo governo federal.

Quando caí o novo salário mínimo?

A partir de segunda-feira (29) começou a ser pago o novo salário mínimo do país. Os cidadãos com carteira assinada que trabalham 8 horas por dia têm direito de receber remuneração equivalente ao piso salarial nacional. 

Somente recebem menos aqueles que atuam por período menor, como Jovem Aprendiz. Os valores são superiores para quem exerce funções em que o estado já decretou um piso salarial diferente.

Algumas empresas e instituições públicas podem ter antecipado o reajuste.

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile