Após circularem notícias falsas orientando que inscritos no Bolsa Família neguem a entrada de assistentes sociais em suas casas, o governo se pronunciou. Segundo o poder público é permitido que profissionais dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) visitem as famílias.
De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), os agentes do CRAS podem visitar as famílias do Bolsa Família em suas casas. Esse procedimento é chamado de Busca Ativa, quando ao invés de esperar que os beneficiários compareçam até a unidade, os funcionários vão até ele.
Por que os agentes do CRAS visitam os inscritos no Bolsa Família?
A visita de funcionários do CRAS na casa dos inscritos do Bolsa Família tem sido autorizada em todos os municípios brasileiros. A ideia é que os agentes possam visitar aqueles que moram em bairros mais afastados, e que por isso teriam mais dificuldades em chegar até a agência do CRAS.
A função desses agentes é de:
- Atualizar os dados daqueles que estão com o Cadastro Único desatualizado;
- Confirmar informações que constam no cadastro;
- Solicitar documentos que ficaram pendentes;
- Inscrever famílias que estão fora do Cadastro Único, logo não recebem benefícios do governo.
Inscritos no Bolsa Família podem recusar a visita do CRAS?
Na realidade, sim. O titular do Bolsa Família pode negar que o agente do CRAS entre na sua casa, mesmo que para passar pela entrevista não seja preciso receber o funcionário dentro do seu imóvel.
Caso não queira que o agente na sua propriedade, o titular pode passar pela entrevista ou processo de atualização de dados na frente do seu imóvel, por exemplo. O que não pode é recusar fazer o procedimento. Se não quiser cumprir com a atualização, há riscos de ter o seu benefício cortado.