Imposto de Renda 2024 tem sua lista de DEDUÇÕES atualizadas

Pontos-chave
  • Alguns gastos dão ao contribuinte o direito de receber descontos no Imposto de Renda;
  • Dependendo do gasto há um limite de valor que pode ser deduzido;
  • O contribuinte pode escolher duas opções de declaração para incluir as deduções.

Muito se fala sobre a obrigação de declarar e pagar o Imposto de Renda 2024, mas existe o direito do contribuinte em receber descontos. A tributação feita pela Receita Federal nada mais do que uma compensação entre o ganho do cidadão, e o que ele precisa pagar ao governo. Com os descontos, menor é o valor pago.

Imposto de Renda 2024 tem sua lista de DEDUÇÕES atualizadas
Imposto de Renda 2024 tem sua lista de DEDUÇÕES atualizadas (Imagem: FDR)

A partir do Imposto de Renda 2024 a Receita Federal fixou o período de entrega do documento. Os contribuintes terão entre 15 de março a 31 de maio para preencher o formulário com as informações a respeito dos seus rendimentos. A partir disso começam a ser pagas as restituições para quem tem direito.

A restituição funciona como um troco oferecido pelo poder público ao entender que aquele contribuinte somou muitos gastos em 2023. É aí que entram as deduções, já que a Receita Federal contabiliza esses gastos do contribuinte a partir das deduções que são mencionadas por ele. 

Em outras palavras, são os gastos feitos ao longo de 2022 que, ao serem declarados, podem reduzir o quanto o contribuinte vai pagar no Imposto de Renda 2024E ainda, podendo aumentar o valor que será recebido de restituição em um dos cinco lotes liberados pelo poder público.

Não são, porém, todos os gastos que podem ser dedutíveis. Existe uma lista criada pela Receita Federal com os tipos de despesas aceitas, e contendo valor limite. Dessa forma o contribuinte tem a chance de reduzir o imposto, mas o Fisco não deixa de receber.

Quais as deduções do Imposto de Renda 2024?

Existem tipos de despesas que são classificadas como deduções do Imposto de Renda 2024. Ao receber a declaração a Receita Federal confere quais foram os gastos apontados pelo contribuinte e calcula o quanto ele pode receber de volta por meio da restituição.

É preciso que todos os gastos sejam comprovados. Por isso, ao longo do ano é importante guardar comprovantes, extratos, recibos, notas fiscais e qualquer outro documento que consigam confirmar as informações declaradas.

MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL É SURPREENDIDO COM NOVO BENEFÍCIO ANUNCIADO PARA ACABAR COM DÍVIDAS

Dependentes

Despesas com saúde

Despesas com educação

Despesas com Previdência

Pensão alimentícia

Como preencher a dedução no Imposto de Renda 2024?

Os contribuintes podem escolher dois tipos de declaração do Imposto de Renda 2024 para incluir as deduções.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile