DESAPOSENTADO! Projeto que retira o idoso do INSS foi aprovado em Brasília

No último ano foi aprovado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados, o projeto que permite que o idoso seja desaposentado. Isso significa que o cidadão pode pedir a renúncia da aposentadoria paga pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

DESAPOSENTADO! Projeto que retira o idoso do INSS foi aprovado em Brasília
DESAPOSENTADO! Projeto que retira o idoso do INSS foi aprovado em Brasília (Imagem: FDR)

Ao contrário do que possa parecer, a ideia seria benéfica ao aposentado do INSS. Isso porque, ao renunciar o pagamento feito atualmente ele solicita que um novo cálculo seja realizado a fim de aumentar o seu salário. Para este novo cálculo passam a ser inclusas novas contribuições realizadas pelo idoso.

Desaposentadoria do idoso pelo INSS

Na prática, nem todo idoso poderia ser desaposentado. De acordo com o Projeto de Lei 2567/11, aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, os aposentados do INSS seriam beneficiados ao:

  • Seria possível abrir mão do valor da aposentadoria pago atualmente;
  • Entraria no recálculo do benefício as novas contribuições feitas pelo aposentado que voltou a trabalhar;
  • Necessários pelo menos 60 meses de contribuição para que um novo cálculo de aposentadoria seja aprovado;
  • Não será válido para aposentadoria por invalidez, já que ao receber este tipo de salário o cidadão comprova que está inválido para voltar a trabalhar.

“Pelo entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), compete ao Poder Legislativo definir se há o direito à desaposentação”, disse o deputado relator do projeto, Castro Neto (PSD-PI).

Mais benefícios ao idoso que voltar a trabalhar

De acordo com o texto que tem sido discutido pelos parlamentares, um aposentado poderá fazer o pedido de recálculo por até duas vezes. Os pensionistas também poderão pedir que o benefício seja recalculado com base nos meses trabalhados pelo titular que já tenha falecido.

Além disso, os idosos que voltarem a trabalhador poderão receber do INSS outros benefícios, o que hoje não é permitido. Atualmente, caso retornem ao mercado de trabalho os aposentados têm direito apenas ao salário-família e à reabilitação profissional.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com