PIS/PASEP 2024 revela que nem todos os trabalhadores serão beneficiados

A expectativa do Ministério do Trabalho e Emprego é de que 24,5 milhões de pessoas recebam o PIS/PASEP 2024. O ano-base dessa vez é 2022, isso significa que os trabalhadores que atuaram dentro das regras naquele ano poderão acessar o abono. É preciso estar atento para saber quem de fato tem direito.

PIS/PASEP 2024 revela que nem todos os trabalhadores serão beneficiados
PIS/PASEP 2024 revela que nem todos os trabalhadores serão beneficiados (Imagem: FDR)

Em fevereiro começa a ser pago o PIS/PASEP 2024. Os trabalhadores que têm salários mais baixos, e que assim se encaixam na condição de baixa renda, recebem esse benefício uma vez por ano. Funciona como um 14º pagamento, o abono salarial que ajuda a aumentar o poder de compra desse grupo.

Quem vai ser beneficiado com o PIS/PASEP 2024?

Para ser beneficiado com o PIS/PASEP 2024 é preciso cumprir com todas as quatro exigências para entrada no programa. Isso significa que não basta ter trabalhado em 2022, ou recebido salário dentro do limite, é preciso preencher cada um dos critérios apresentados pelo poder público.

Se tornam elegíveis ao recebimento do abono salarial em 2024 aqueles que:

Não recebem o abono salarial:

Pagamento do PIS/PASEP em 2024

O pagamento do PIS/PASEP 2024 é feito por bancos diferentes. O PIS (Programa de Integração Social) é pago pela Caixa Econômica aos funcionários da rede privada. Enquanto o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) é liberado ao funcionário público pelo Banco do Brasil. 

As datas de liberação, porém, são as mesmas e seguem o mês de nascimento do trabalhador. O dinheiro fica disponível na conta corrente para quem é cliente do banco, ou no Caixa Tem e no BB PASEP para não correntistas. Os depósitos seguem essa ordem:

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile