INSS revela quem pode pedir a revisão do benefício em 2024 e AUMENTAR o valor recebido

Você sabia que aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) têm direito de pedir a revisão de seu benefício? A possibilidade existe em caso de considerarem que o valor pago está errado ou que há valores fora do cálculo. Há, no entanto, um prazo limite. Veja mais sobre.

INSS revela quem pode pedir a revisão do benefício em 2024 e AUMENTAR o valor recebido
INSS revela quem pode pedir a revisão do benefício em 2024 e AUMENTAR o valor recebido. Imagem: FDR

Vale lembrar que quem prova o erro e consegue a revisão do benefício tem direito de receber as diferenças retroativas de até cinco anos antes do pedido. O prazo pode ser diferente para revisões nas quais o segurado apresenta um novo documento.

  1. Acesse meu.inss.gov.br
  2. Clique em “Entrar com gov.br”
  3. Informe o CPF e vá em “Avançar”
  4. Digite sua senha e clique em “Entrar”
  5. Onde se lê “Do que você precisa”, escreva: “Revisão”

Revisões mais pedidas no INSS

  1. Erro de Cálculo: Corrige falhas no cálculo da aposentadoria, incluindo períodos de trabalho omitidos ou salários incorretos.
  2. Inclusão de Tempo Especial: Converte o tempo especial em comum, caso tenha trabalhado em condições especiais até novembro de 2019.
  3. Revisão da Vida Toda: Inclui no cálculo valores em moedas estrangeiras antes de julho de 1994, conforme decisão do STF.
  4. Revisão do Teto 1991-2003: Ajusta benefícios limitados ao teto previdenciário entre 1991 e 2003.
  5. Revisão do “Buraco Negro”: Busca correção judicial se aposentou entre 1988 e 1991 e foi prejudicado pelo reajuste acima da inflação.
  6. Revisão de Trabalho no Campo: Reconhecimento de períodos trabalhados em economia familiar no campo até 1991, sem precisar pagar contribuições.
  7. Revisão para Incluir Ações Trabalhistas: Reconhecimento de vínculos trabalhistas ou verbas salariais não pagas pelo empregador.
  8. Revisão do Direito Adquirido Antes da Reforma: Para quem tinha condições mínimas antes da reforma de 2019, prove que o direito foi desconsiderado por erro do INSS.
  9. Revisão para Incluir Tempo de Serviço Público e da Carreira Militar: Considera o tempo de serviço militar ou de funcionário público no cálculo do benefício.

Vittoria Fialho
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já esteve como repórter no Diario de Pernambuco e no Portal NE45 Minutos. Nos veículos, fez parte das editorias de redes sociais e esportes. Também acumula experiência na assessoria de imprensa do Clube Náutico Capibaribe. Suas redes sociais são: @vtfialho e [email protected].