A idade mínima da aposentadoria passou por mudanças para 2024. Conforme determinou a Previdência Social, haverá um aumento em seis meses. Mas, em alguns casos, para quem começou a trabalhar muito jovem ou estava perto de se retirar em 2019, é possível se aposentar antes. Entenda.
Os brasileiros que começaram a trabalhar depois de novembro de 2019, quando a Reforma foi promulgada, precisam cumprir os novos requisitos para se aposentar, que são idade mínima de 62 anos para mulheres e 65 para homens.
Cálculo da idade mínima da aposentadoria 2024
O cálculo é feito a partir da média de todos os salários que o trabalhador recebeu de julho de 1994 em diante. Os valores pagos antes desse período não são levados em consideração para a contagem.
Caso o trabalhador escolha calcular manualmente, o valor do benefício de aposentadoria será correspondente a 60% da média aritmética de todos os salários de contribuição posteriores a julho de 1994.
Vale lembrar do acréscimo de 2 pontos percentuais para cada ano de contribuição que exceder o tempo de 15 anos para mulheres e 20 anos para homens. O valor não pode ser inferior ao salário mínimo nem superior ao teto estabelecido para o Regime Geral de Previdência.
Abaixo, com a calculadora do FDR, você pode calcular de maneira automática. Basta inserir os valores:
Principais mudanças na aposentadoria 2024
- A idade mínima para solicitar a aposentadoria sobe seis meses em relação ao regime anterior. As mulheres precisam ter, no mínimo, 58 anos e 6 meses. Para os homens, a idade mínima passa a ser de 63 anos e 6 meses.
- O tempo mínimo de contribuição passa a ser de 30 anos para as mulheres e de 35 para os homens.
- Também há mudanças na regra dos pontos, que soma o tempo de contribuição com a idade do trabalhador. A pontuação mínima exigida será de 91 para mulheres e de 101 pontos para homens.