Idoso com menos de 65 anos pode receber o BPC (loas)? Entenda os critérios

O pagamento do BPC (Benefício de Prestação Continuada) é garantido pelo LOAS (Lei Orgânica de Assistência Social). A ideia é proteger financeiramente quem vive em situação de baixa renda, mas para isso devem atender aos critérios. A dúvida é se possuir menos de 65 anos há chances de ser beneficiado por essa lei.

Idoso com menos de 65 anos pode receber o BPC (loas)? Entenda os critérios
Idoso com menos de 65 anos pode receber o BPC (loas)? Entenda os critérios (Imagem: FDR)

A pessoa idosa precisa lidar com gastos mensais para sua sobrevivência, como com remédios e cuidados básicos. Caso comprove que vive de baixa renda e tenha mais de 65 anos é possível receber o BPC, garantindo um salário mínimo todos os meses pago pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Idoso com menos de 65 anos tem direito ao BPC?

A resposta é: depende! Existem duas formas de conseguir o BPC: ser uma pessoa idosa com mais de 65 anos, ou ser uma pessoa com deficiência permanente de qualquer idade. Por isso, somente poderão receber o benefício com menos de 65 anos os idosos que:

Essa deficiência deve ser comprovada por perícia médica realizada no INSS, e deve impedir o cidadão de trabalhar.

Como pedir o BPC para idoso ou PcD?

O pedido do BPC seja para idoso ou para Pessoa com Deficiência (PcD) acontece da mesma forma. É preciso que o INSS analise os dados e aprove a concessão do salário mínimo mensal. O processo incluí as seguintes etapas:

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile