Inscritos no CadÚnico ganham isenção no principal concurso público do país

Os brasileiros que estão inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas do Governo Federal) têm acesso a uma série de benefícios. Entre eles, a possibilidade de ficarem isentos em concursos, vestibulares e provas em geral. Inclusive, do maior concurso público anunciado pelo poder público.

Inscritos no CadÚnico ganham isenção no principal concurso público do país
Inscritos no CadÚnico ganham isenção no principal concurso público do país (Imagem: FDR)

Foi confirmado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, que inscritos no CadÚnico ficarão isentos da taxa de inscrição do Concurso Público Nacional Unificado. Por meio deste certame serão preenchidas 6,6 mil vagas de emprego em 21 órgãos públicos federais. 

Quem terá direito a isenção do Concurso Nacional?

Hoje, os inscritos no CadÚnico já ficam isentos da taxa de inscrição do Enem (Exame Nacional do Seguro Social), e de concursos públicos em geral. Caso não tivessem esse direito eles teriam que arcar com o valor de R$ 60 para quem vai prestar o Concurso Nacional em cargos do nível médio.

E ainda, R$ 90 para os interessados em concorrer a cargos de nível superior. Serão dispensados do pagamento aqueles que:

Como inscritos no CadÚnico podem pedir a isenção?

O pedido de isenção do Concurso Público Unificado começa junto com o período de inscrições. Os inscritos no CadÚnico deverão informar o seu NIS (Número de Identificação Social) para comprovar que estão na base de dados.

Ao preencher os dados cadastrais, o candidato vai solicitar a isenção e não deve ser gerada a guia de pagamento. O preenchimento dos dados para participação no concurso acontecerá exclusivamente no App do Gov. 

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile