Pagamentos do INSS ganham novos valores no fim do mês

Os pagamentos do INSS para aposentados e pensionistas passarão por um reajuste salarial. A mudança está programada para acontecer no fim do mês, beneficiando aqueles com valores acima do piso nacional. A reposição da inflação, medida pelo INPC, será divulgada pelo IBGE na próxima quinta-feira.

Pagamentos do INSS ganham novos valores no fim do mês
Pagamentos do INSS ganham novos valores no fim do mês. (Imagem: FDR)

A notícia desfavorável é a ausência de aumento real nos pagamentos do INSS, pois o índice acumulado entre janeiro e novembro é de 3,14%, chegando a 3,85% nos últimos 12 meses. A expectativa para o INPC de 2023 é de 3,4%, garantindo ganho real aos beneficiários do BPC e aposentados que recebem até um salário mínimo.

O benefício, alinhado ao piso nacional de R$ 1.412 em 2024, reflete um reajuste de 6,97% nos pagamentos do INSS em relação a 2023. O ganho real é de três pontos percentuais acima do crescimento do PIB de 2022.

A Previdência Social atende aproximadamente 39 milhões de segurados, com 67% recebendo um salário mínimo. Confira abaixo, o calendário de pagamentos do INSS em janeiro.

Pagamentos do INSS em janeiro

Para quem recebe até um salário mínimo

Para quem recebe acima de um salário mínimo

QUANDO OS BENEFÍCIOS DO INSS VÃO SER PAGOS EM JANEIRO? VEJA O CALENDÁRIO COMPLETO E O NOVO VALOR

Consulta dos pagamentos do INSS

O extrato do INSS pode ser consultado por meio do aplicativo do INSS e do site Meu INSS. Para acessar, basta fazer login com a conta Gov.br, o login único para os serviços digitais do Governo Federal.

Tanto no aplicativo quanto no site, o segurado poderá conferir informações importantes, como o extrato de pagamento de benefícios, os valores a receber no próximo calendário, as datas de pagamento, além de poder agendar ou remarcar perícias e utilizar outros serviços relacionados aos benefícios da seguridade social. 

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile