Isenção na declaração do Imposto de Renda para idosos foi alterada

O governo federal aumentou a faixa de isenção de cobrança do Imposto de Renda no ano passado, mas que deve passar a valer em 2024. Com esta alteração, parte dos idosos terão o benefício de não pagar pelo tributo, e ainda serão dispensados do envio da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF).

Isenção na declaração do Imposto de Renda para idosos foi alterada
Isenção na declaração do Imposto de Renda para idosos foi alterada (Imagem: FDR)

Não é novidade que os idosos têm uma isenção a mais na declaração do Imposto de Renda. Na verdade, o que eles recebem é um limite diferente válido para isenção de rendimentos previdenciários, mas que muitas vezes não os isenta do envio da declaração. É preciso estar atento aos pontos para não se prejudicar.

Quais idosos ficam isentos da declaração do Imposto de Renda?

Há idosos que embora não atinjam o limite de renda que os obriga a pagar o IRPF, eles se enquadram nas regras que solicitam o envio da declaração do Imposto de Renda. Ou seja, isso faz com que embora não paguem pelo tributo, tenham que enviar para o governo a declaração dos seus bens e ganhos.

Não há idade que isente o cidadão de prestar contas ao Fisco, apenas não são obrigados a enviar o documento aqueles que:

Isentos do pagamento do Imposto de Renda 2024

O que muda neste ano é a isenção do pagamento do Imposto de Renda. Pode ser necessário declarar para a Receita Federal de onde veio o seu salário e sua fonte de renda, mas isso não significa que esta quantia será tributada.

Não precisam pagar pelo IRPF os contribuintes que:

Os salários dentro deste limite devem constar na declaração do Imposto de Renda na ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”.

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile