CNH social com inscrições ABERTAS; veja os critérios para se habilitar de graça

Pontos-chave
  • A CNH Social é um programa do governo do estado;
  • As inscrições acontecem de maneira online;
  • É preciso comprovar condição de baixa renda.

Tem início a partir deste mês as inscrições no programa CNH Social. O projeto que é uma iniciativa do governo estadual, vai oferecer 60 mil oportunidades de se habilitar em um único estado. Para se inscrever é preciso residir no local, além de comprovar que vive em situação de baixa renda. 

CNH Social: mais de 60 mil vagas para tirar a habilitação de forma gratuita
CNH social com inscrições ABERTAS; veja os critérios para se habilitar de graça (Imagem: FDR)

Foi confirmado no dia 10 de janeiro mais uma edição do CNH Social no estado do Pará. Nesta região o programa é chamado de CNH Pai D’égua. Os interessados em concorrer a uma das 60 mil vagas terão a possibilidade de serem atendidos através das carretas itinerantes estacionadas nos locais mais afastados.

O serviço das carretas do Ciretran (Circunscrições Regionais de Trânsito) é válido para quem reside em municípios onde o acesso as agências é mais dificultoso. As inscrições acontecerão online, por isso as unidades móveis do Ciretran serão usadas apenas para o atendimento presencial.

As vagas da CNH Social são oferecidas pelo governo do Pará como uma forma de habilitar os cidadãos que não têm renda suficiente para fazer o processo de forma particular. O governo acredita que esta oportunidade ajudará os habilitados a conseguirem emprego na área do transporte.

“O custo para tirar uma CNH é muito alto, são muitos exames e a pessoa tem que pagar uma autoescola que compromete a renda familiar, por isso, o CNH Pai D’égua vai ofertar 60 mil vagas este ano para quem mais precisa, para pessoas (…) que queiram usar a carteira pra ser mototaxista, motorista de aplicativo ou de outros veículos e, assim, garantir o sustento da família”, destacou o governador Helder Barbalho.

Quem pode se inscrever na CNH Social do Pará?

Poderão se inscrever na CNH Social do Pará e concorrer a uma das vagas os moradores do estado que cumprem com requisitos como:

Divisão das vagas

Das 60 mil vagas abertas no programa haverá divisão para:

NOVO VALOR DO SALÁRIO MÍNIMO 2024 E BENEFÍCIOS QUE TAMBÉM SERÃO REAJUSTADOS

Cronograma da CNH Social

O Detran (Departamento de Trânsito) divulgou o cronograma da CNH Social com as fases de inscrição, entrega dos documentos e realização da matrícula. As datas mudam dependendo da região em que o candidato mora.

Inscrições CNH Social em 2024

As inscrições na CNH Social em 2024 acontecem de maneira online. Os interessados deverão acessar o portal do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), e escolher se vão concorrer para primeira habilitação ou adicional de categoria. 

Da inscrição até a prova, todas as etapas do programa são gratuitas. Desconfie de qualquer solicitação de pagamento.

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile