Cancelados do Bolsa Família! Veja se é possível reverter situação para receber este mês

Foram confirmados como cancelados do Bolsa Família em 2023, pelo menos 3,7 milhões de cadastrados. Essas pessoas perderam o direito de receber o benefício porque deixaram de cumprir com algum dos requisitos que dão acesso a ele. O cancelamento é visto como a punição mais grave. 

Cancelados do Bolsa Família! Veja se é possível reverter situação para receber este mês
Cancelados do Bolsa Família! Veja se é possível reverter situação para receber este mês (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

O governo federal se posicionou após a divulgação de que em 2023 foram 8,4 milhões de inscritos cancelados do Bolsa Família. A verdade é que este número representa o total de titulares que tiveram o benefício bloqueado no ano passado. Desses, 3,7 milhões perderam totalmente o acesso ao pagamento.

O que pode cancelar o Bolsa Família?

Os cancelados do Bolsa Família foram advertidos sobre a situação antes de perderem o acesso ao benefício. Pelo menos é assim que o Ministério do Desenvolvimento Social deve agir, dando ao cidadão o direito de reverter a situação.

Segundo o governo para chegar aos cadastros irregulares foi necessário um processo de reconstrução do Cadastro Único para corrigir distorções no pagamento até 2022. Neste processo que contou com a CGU (Controladoria Geral da União) e o TCU (Tribunal de Contas da União), benefícios foram cancelados.

São razões que levam ao cancelamento do pagamento:

Cancelados do Bolsa Família podem voltar a receber?

A resposta para essa pergunta é: depende! Isso porque, os cancelados do Bolsa Família só podem voltar a receber caso se enquadrem nas regras que dão acesso ao benefício.

A partir disso, devem:

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile