INSS antecipará o 13º salário dos idosos em 2024? Tire sua dúvida

No final do ano os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) não tiveram acesso ao 13º salário. Tudo porque, o pagamento foi feito no primeiro semestre de 2023. Agora, a expectativa fica em torno da possível antecipação do abono mais uma vez.

INSS antecipará o 13º salário dos idosos em 2024? Tire sua dúvida
INSS antecipará o 13º salário dos idosos em 2024? Tire sua dúvida (Imagem: FDR)

A antecipação do 13º salário para segurados do INSS é uma prática comum. A lei prevê que a primeira parcela seja paga em agosto, e a segunda em novembro. Mas há tempos governo tem adiantado essa liberação, pelo menos para o primeiro pagamento. Por isso, há chances de um novo adiantamento. 

Antecipação do 13º salário do INSS em 2024

Na época da pandemia, em 2020, o governo federal resolveu antecipar o 13º salário do INSS para o início do ano. As duas parcelas foram pagas no primeiro semestre, a fim de liberar dinheiro extra para os idosos que são grupo de risco do vírus de Covid-19.

Nos anos seguintes o governo resolveu manter a antecipação, e desde então os aposentados e pensionistas não recebem mais o 13º no final do ano. Para alguns esse adiantamento é ruim, já que na época que necessita de mais dinheiro eles recebem o salário normal.

No entanto, a expectativa para este ano é de que:

Calendário do 13º salário do INSS

Caso a antecipação do 13º salário do INSS seja mantida pelo governo federal, os pagamentos acontecerão entre os meses de maio e junho. Os depósitos são separados por limite de pagamento e número final do benefício.

1ª parcela – depósito em maio

Para quem ganha um salário mínimo

Para quem ganha acima do mínimo

2ª parcela – depósito em junho

Para quem ganha até um salário mínimo

Para quem ganha acima do piso:

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile