Enem dos Concursos: Tire suas dúvidas sobre a seleção

Pontos-chave
  • Candidatos vão concorrer a vagas em diversos órgãos através de uma única inscrição
  • Modelo vai continuar a ser aplicado no país
  • Inscrições serão abertas ainda em janeiro

KMinistra da Gestão e Inovação participar de programa de rádio onde tirou dúvidas sobre o Enem dos Concursos. Novo modelo de seleção deve ser aplicado a cada dois anos e possibilitar a recomposição do funcionalismo público. Atualmente são mais de 6 mil vagas.

Enem dos Concursos: Tire suas dúvidas sobre a seleção
Enem dos Concursos: Tire suas dúvidas sobre a seleção (Imagem: FDR)

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos – MGI), Esther Dweck, esclareceu algumas dúvidas sobre o Enem dos Concursos. As respostas foram dadas durante sua participação no programa de rádio Voz do Brasil. novamente a ministra confirmou que esse modelo de concurso deve continuar a ser aplicado no país.

Essa é a primeira vez que o Concurso Nacional Unificado é aplicado e já chega com um grande número de oportunidades de emprego. 6.640 vagas de nível médio e superior. veja o que a ministra disse sobre a seleção.

Blocos temáticos

Nessa seleção os cargos não estão divididos por órgãos ou ministérios, mas, por blocos temáticos.

Isso significa que o candidato precisa selecionar o bloco segundo a sua formação e concorrerá a todas as vagas disponíveis nele. A ministra orientou que os candidatos escolham o bloco que se enquadre com sua aptidão.

Veja abaixo quais são os blocos temáticos:

Banco de aprovados   

No mesmo dia em que os editais do Concurso Nacional Unificado foram publicados o presidente Lula também publicou o decreto que altera o cadastro reserva do concurso, 

A ministra afirmou que o cadastro de reserva deve atender a demanda dos órgãos, que é maior que o número de vagas oferecido atualmente.

O banco funcionará da seguinte forma:

Dweck orienta que os candidatos leiam os editais disponíveis através do link. Caso tenham dúvidas, o MGI fará lives para explicar detalhadamente os documentos.

“Leia o edital com calma e saiba que teremos lives para explicá-los em detalhes. É importante entender que, ao escolher a ordem de preferência da vaga, dentro do bloco, quanto maior sua nota, maior a chance de ocupar o cargo desejado. Se não der a primeira opção, a pessoa poderá ainda ser chamada para as vagas abaixo da que selecionou”, explicou a ministra a ministra.

Enem dos Concursos: Tire suas dúvidas sobre a seleção (Imagem: FDR)
Enem dos Concursos: Tire suas dúvidas sobre a seleção (Imagem: FDR)

Desclassificação dos candidatos

Candidatos com menos de 40% de acertos nas provas serão desclassificados do concurso. Essa regra vale para a prova objetiva e discursiva, que é específica; assim como para à prova de redação das vagas de ensino médio, que não pode ser zerada.

Além disso, os candidatos terão que comprovar a sua formação para ocupar vagas que exigem formações específicas. Caso contrário também serão desclassificados e perderão as vagas.

Municípios de aplicação das provas.

No final de 2023 o MGI anunciou ampliação do número de cidades com aplicação de provas. Agora os candidatos contarão com 220 municípios com 5.141 locais diferentes de realização da prova.

As provas do Concurso Nacional Unificado serão aplicadas em dois turnos no dia 5 de maio de 2024, com a seguinte divisão:

Matutino

Vespertino

Cronograma do Enem dos Concursos

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.
Sair da versão mobile