- Candidatos vão concorrer a vagas em diversos órgãos através de uma única inscrição
- Modelo vai continuar a ser aplicado no país
- Inscrições serão abertas ainda em janeiro
KMinistra da Gestão e Inovação participar de programa de rádio onde tirou dúvidas sobre o Enem dos Concursos. Novo modelo de seleção deve ser aplicado a cada dois anos e possibilitar a recomposição do funcionalismo público. Atualmente são mais de 6 mil vagas.
A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos – MGI), Esther Dweck, esclareceu algumas dúvidas sobre o Enem dos Concursos. As respostas foram dadas durante sua participação no programa de rádio Voz do Brasil. novamente a ministra confirmou que esse modelo de concurso deve continuar a ser aplicado no país.
Essa é a primeira vez que o Concurso Nacional Unificado é aplicado e já chega com um grande número de oportunidades de emprego. 6.640 vagas de nível médio e superior. veja o que a ministra disse sobre a seleção.
Blocos temáticos
Nessa seleção os cargos não estão divididos por órgãos ou ministérios, mas, por blocos temáticos.
Isso significa que o candidato precisa selecionar o bloco segundo a sua formação e concorrerá a todas as vagas disponíveis nele. A ministra orientou que os candidatos escolham o bloco que se enquadre com sua aptidão.
Veja abaixo quais são os blocos temáticos:
- Bloco 1 – Administração e Finanças Públicas – 727 vagas
- Bloco 2 – Setores Econômicos, Infraestrutura e Regulação – 597 vagas
- Bloco 3 – Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário – 530 vagas
- Bloco 4 – Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação – 971 vagas
- Bloco 5 – Políticas Sociais, Justiça e Saúde – 1016 vagas
- Bloco 6 – Trabalho e Previdência – 359 vagas
- Bloco 7 – Dados, Tecnologia e Informação – 1748 vagas
- Bloco 8 – Nível Intermediário – 692 vagas
Banco de aprovados
No mesmo dia em que os editais do Concurso Nacional Unificado foram publicados o presidente Lula também publicou o decreto que altera o cadastro reserva do concurso,
A ministra afirmou que o cadastro de reserva deve atender a demanda dos órgãos, que é maior que o número de vagas oferecido atualmente.
O banco funcionará da seguinte forma:
- Os candidatos aprovados para vagas que não são sua preferência farão parte do banco;
- Caso algum espaço seja aberto e ele possua nota suficiente, ele será convocado para assumir a vaga;
- Com isso durante a vigência do concurso poderão ser convocados substitutos;
- Os candidatos inscritos no banco também poderão assumir cargos temporários, sem o risco de serem retirados do banco efetivo.
Dweck orienta que os candidatos leiam os editais disponíveis através do link. Caso tenham dúvidas, o MGI fará lives para explicar detalhadamente os documentos.
“Leia o edital com calma e saiba que teremos lives para explicá-los em detalhes. É importante entender que, ao escolher a ordem de preferência da vaga, dentro do bloco, quanto maior sua nota, maior a chance de ocupar o cargo desejado. Se não der a primeira opção, a pessoa poderá ainda ser chamada para as vagas abaixo da que selecionou”, explicou a ministra a ministra.
Desclassificação dos candidatos
Candidatos com menos de 40% de acertos nas provas serão desclassificados do concurso. Essa regra vale para a prova objetiva e discursiva, que é específica; assim como para à prova de redação das vagas de ensino médio, que não pode ser zerada.
Além disso, os candidatos terão que comprovar a sua formação para ocupar vagas que exigem formações específicas. Caso contrário também serão desclassificados e perderão as vagas.
Municípios de aplicação das provas.
No final de 2023 o MGI anunciou ampliação do número de cidades com aplicação de provas. Agora os candidatos contarão com 220 municípios com 5.141 locais diferentes de realização da prova.
As provas do Concurso Nacional Unificado serão aplicadas em dois turnos no dia 5 de maio de 2024, com a seguinte divisão:
Matutino
- Nível superior: provas objetivas e conhecimentos gerais (20 questões) + prova discursiva de conhecimentos específicos.
- Nível médio: provas objetivas (20 questões)
Vespertino
- Nível superior: provas objetivas de conhecimentos específicos (50 questões)
- Nível médio: prova objetiva (40 questões)
Cronograma do Enem dos Concursos
- Publicação do edital: 10 de janeiro de 2024
- inscrições: de 19 de janeiro a 09 de fevereiro de 2024
- Divulgação dos dados finais de inscrições: 29 de fevereiro de 2024
- Divulgação dos cartões de confirmação: 29 de abril de 2024
- Aplicação das provas: 05 de maio de 2024
- Divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e de redação: 03 de junho de 2024