Enem dos concursos: inscrições, prazos, valores e conteúdos para você se preparar

Pontos-chave
  • O Enem dos concursos abre as inscrições neste mês;
  • Há 6,6 mil vagas disponíveis em 21 órgãos públicos;
  • Os interessados disputarão entre 8 bloco temáticos.

Foram publicados na última quarta-feira (10) oito editais do Concurso Unificado. Popularmente chamado de “Enem dos concursos“, o projeto foi chamado assim devido ao tempo de prova proposto, e as possibilidades de uso da nota. Ao todo, serão 6,6 mil vagas de emprego em 21 órgãos públicos federais. 

Enem dos concursos: inscrições, prazos, valores e conteúdos para você se preparar
Enem dos concursos: inscrições, prazos, valores e conteúdos para você se preparar (Imagem: FDR)

Quais as semelhanças entre o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), e o chamado Enem dos concursos? Na verdade, esse nome foi dado ao Concurso Nacional Unificado (CNU) porque assim como a nota do Enem permite a entrada em diferentes universidades, o CNU permitirá o acesso a empregos diferentes.

Os candidatos poderão se inscrever entre 8 blocos temáticos, cada um com o seu edital. Ao prestar a prova pra aquele bloco e tema específico, o candidato passa a concorrer para as vagas de diferentes órgãos públicos. Isso significa que ao invés de prestar vários concursos, este valerá para todos os cargos desejados.

A expectativa do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) é de que o Enem dos concursos receba de 2 milhões a 3 milhões de inscritos. Os candidatos poderão se candidatar a partir do dia 19 de janeiro, escolhendo para qual edital e bloco temático pretende disputar um cargo público.

De acordo com o MGI, as 6.640 oportunidades de emprego que ficarão disponíveis entre os 21 órgãos públicos federais representam 73% das vagas que estão abertas atualmente no serviço público do país. Os editais podem ser consultados por aqui.

Cronograma do Enem dos concursos

O governo federal também já publicou, junto aos editais, o cronograma do Enem dos concursos. Neste calendário estão descritos os prazos para que os candidatos participem de cada uma das etapas e fases.

Blocos de inscrição do Concurso Unificado

Ao fazer a inscrição no Enem dos concursos o candidato precisará escolher um dos oito editais disponíveis. Os cargos ficarão descritos em cada edital que foram divididos da seguinte maneira:

Faixa de salário por bloco

NOVO VALOR DO SALÁRIO MÍNIMO 2024 E BENEFÍCIOS QUE TAMBÉM SERÃO REAJUSTADOS

Inscrições no Enem dos concursos

As inscrições no Enem dos concursos começam dia 19 de janeiro, e os candidatos precisarão pagar taxa de participação de R$ 60 para nível médio e R$ 90 para nível superior. Poderão pedir isenção da taxa inscritos no Cadastro Único, doadores de medula óssea e quem for ou já tenha sido bolsista do Prouni ou Fies.

Para se inscrever é preciso ter uma conta no Gov.br de qualquer nível. Funcionará assim:

De acordo com o governo, apenas 1 bloco entre os 8 poderá ser escolhido, mas dentro dele o candidato pode concorrer a quantas vagas quiser.

Estrutura de prova do Concurso Unificado

Os inscritos poderão escolher entre as 220 cidades disponíveis para realização da prova do Concurso Unificado. A banca organizadora é a Fundação Cesgranrio que construirá um exame contendo a seguinte estrutura:

Matutino (2h30 de prova)

  • Nível superior: provas objetivas de conhecimentos gerais (20 questões) + prova discursiva de conhecimentos específicos do bloco.
  • Nível médio: provas objetivas (20 questões) + redação.

Vespertino (3h30 de prova):

  • Nível superior: provas objetivas de conhecimentos específicos (50 questões).
  • Nível médio: provas objetivas (40 questões).

As avaliações são de caráter classificatório e eliminatório e contemplam a 1ª fase da primeira etapa do Enem dos concursos, que terá validade de 12 meses. Pessoas com deficiência passarão pela perícia médica (avaliação biopsicossocial). Índios e negros também serão avaliados.

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile