Disponível para cidadãos brasileiros com idade a partir de 60 anos, a carteira do idoso garante diversos benefícios. Entre eles, gratuidades e acesso a atendimento preferencial. Veja como solicitar o documento que pode ser emitido online e de forma gratuita.
Atualmente, o documento é de responsabilidade da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Dessa forma, a emissão é efetuada após uma solicitação junto ao órgão.
Com o documento, o idoso comprova sua condição e garante o acesso aos benefícios garantidos por meio da legislação brasileira. A emissão está disponível para cidadãos com idade a partir de 60 anos.
Confira o passo a passo para solicitar a carteira do idoso:
- Para ter acesso ao documento, é preciso realizar um pedido no site de serviços do Governo Federal;
- A plataforma está disponível para o cidadão neste link;
- Ao acessá-la, o idoso deverá clicar no botão iniciar e selecionar a opção emitir carteira;
- Em seguida, ele deverá inserir os dados pessoais solicitados;
- São eles: documento de identificação com foto, podendo ser RG, CNH ou passaporte, comprovante de residência e certidão de nascimento ou casamento e número do CPF;
- Caso os dados estejam de acordo, a carteira do idoso será emitida para o cidadão, que deverá imprimir o documento;
- Com ele, será possível ter acesso aos benefícios e serviços liberados para os idosos brasileiros;
- Entre as vantagens estão a garantia de atendimento prioritário em órgãos públicos e estabelecimentos privados;
- Além disso, outro importante benefício é a gratuidade em viagens interestaduais realizadas de ônibus;
- De acordo com a legislação brasileira, as empresas são obrigadas a reservar duas vagas por viagem para os idosos;
- Caso essas vagas já estejam ocupadas, o idoso poderá adquirir a passagem com 50% de desconto.
Confira mais detalhes sobre outro importante benefício liberado para idosos neste link.