Enem do emprego: entenda como concorrer a uma vaga no concurso unificado

Enem do emprego? É assim que o concurso unificado vem sendo apelidado pelos cidadãos brasileiros. As informações para a sua inscrição já foram liberadas e é fundamental estar atento(a) aos requisitos básicos para fazer parte. Então, confira abaixo as principais informações.

Edital do Concurso Nacional Unificado é publicado; entenda regras
Enem do emprego: entenda como concorrer a uma vaga no concurso unificado (Imagem: FDR)

O concurso unificado vem trazendo uma grande gama de interessados em 2024. A prova será realizada no próximo dia 05 de maio e promete fazer com que milhões de brasileiros se dirigam aos mais de 220 cidades que receberão um local de prova. Portanto, é fundamental acompanhar o edital com cuidado.

6.640 pessoas serão selecionadas para o preenchimento de vagas em 21 órgãos públicos. Ou seja, pode ser uma grande oportunidade para os concurseiros que buscam estabelecer uma carreira de sucesso na área pública. Confira abaixo mais informações e detalhes sobre os requisitos mínimos para a realização da prova.

Concurso Unificado: detalhes sobre a inscrição

Haverá uma taxa de R$ 60,00 para que o candidato realize a prova referente ao nível médio. Já no caso de candidatos que optaram por oportunidades no nível superior, a taxa será de R$ 90,00. Ao todo, são 5.948 vagas para o nível superior e 692 vagas para os cidadãos interessados em vagas de nível médio.

As inscrições ocorrem entre o dia 19 de janeiro e 09 de fevereiro de 2024. Este registro deve ser feito no site oficial do governo federal. De acordo com o edital, existe uma classe que não precisa realizar o pagamento desta taxa, seja qual for a sua escolha; veja abaixo quem são estes cidadãos:

“Candidatos que integram o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico); aqueles que cursam ou cursaram faculdade pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) ou pelo Programa Universidade para Todos (ProUni); assim como aqueles que realizaram transplante de medula óssea.”

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e [email protected].