Fim da transferência via DOC é CONFIRMADA pela Febraban; entenda a mudança

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) confirmou que em breve chegará ao fim o método de transferência via DOC (Documento de Ordem de Crédito). O sistema era mais utilizado antigamente, quando ainda não existia a possibilidade de fazer PIX. Foi dado um prazo limite para utilização deste meio. 

Fim da transferência via DOC é CONFIRMADA pela Febraban; entenda a mudança
Fim da transferência via DOC é CONFIRMADA pela Febraban; entenda a mudança (Imagem: FDR)

De acordo com a Febraban, todos os bancos que estão vinculados a Federação deverão seguir a mesma ordem. Além da transferência via DOC, as operações realizadas via TEC (Transferência Especial de Crédito) também serão descontinuadas. Ou seja, serão apenas duas formas de pagamento entre bancos.

Como funcionam as transferências via DOC ou TEC?

Antigamente, fazer uma transferência via DOC ou TEC era mais popular do que se imagina. Com pouca tecnologia nos aplicativos bancários, esses dois métodos de pagamento aconteciam ainda de maneira presencial, devendo o cliente ir até o banco para ser atendido.

Mais tarde eles foram inclusos e otimizados no internet banking o que passou a facilitar as transferências dos usuários. Com a chegada do PIX, porém, os usuários foram diminuindo o uso deste meio.

Dados divulgados pelo Banco Central mostra que as transações via DOC no primeiro semestre de 2023 somaram apenas 0,05% do total de pagamentos no período.

Até quando pode ser feita transferência via DOC ou TED?

Segundo a orientação da Febraban, os bancos devem permitir que transferência via DOC ou TEC aconteça até as seguintes datas:

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile