Pagamento do IPVA à vista é mais vantajoso do que parcelado? Entenda!

Com o início do cronograma para pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é comum que surjam dúvidas sobre a forma de quitar o débito. O contribuinte tem duas opções para colocar a cobrança em dia. Mas qual delas é a melhor alternativa para uma conta tão importante?.

Pagamento do IPVA á vista é mais vantajoso do que parcelado? Entenda!
Pagamento do IPVA á vista é mais vantajoso do que parcelado? Entenda! (Imagem: Montagem/FDR)

Cada estado possuí as suas próprias regras em relação ao pagamento do IPVA. Alguns permitem um parcelamento maior, chegando a 6 ou 10 meses. Outros poupam os contribuintes de dividir a quantia em muitos meses e limitam o parcelamento em três parcelas. Existem ainda os descontos à vista. 

Qual a forma mais vantajosa de fazer o pagamento do IPVA?

O professor de Ciências Contábeis do Ibmec-RJ Paulo Henrique Pegas, ouvido pela reportagem do jornal Globo explicou sobre a melhor forma de pagamento do IPVA. Pegas comparou as duas opções dadas pelos estados: à vista com desconto a partir de 3%, e parcelado de três a dez meses.

De acordo com a análise foi possível perceber que:

“Se analisarmos, é um desconto sobre as duas parcelas seguintes, uma vez que a primeira tem que ser pagar de qualquer jeito na mesma data de vencimento da cota única de acordo com a placa. Fazendo os cálculos, vendo a taxa de juros, uma aplicação teria que render 3% para empatar esse valor, e nós não encontramos uma assim”, explicou o professor.

Como emitir o boleto de pagamento do IPVA?

Cada estado tem um calendário de pagamento do IPVA, a grande maioria dá início as cobranças ainda em janeiro. Isso significa que seja à vista ou parcelado a primeira parcela tem que ser quitada neste mês.

Para não perder o vencimento emitia seu boleto nos seguintes canais:

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile