Nome sujo CANCELA Bolsa Família? Entenda a polêmica

O MDS alerta os beneficiários do Bolsa família sobre as notícias que circulam na internet acerca do cancelamento dos depósitos por causa do nome sujo. Primeiros depósitos de 2024 começam na próxima semana. Para garantir o benefício é necessário cumprir com alguns requisitos.

Circulam na internet notícias sobre o cancelamento do Bolsa Família para quem tem o nome sujo. Essa informação tem feito muitos beneficiários entrarem em desespero. Afinal, os depósitos mensais são importantes para as famílias em vulnerabilidade social.

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) esclarece que essa é uma falsa notícia. Por outro lado, a suspensão do benefício pode acontecer quando há inconsistências ou irregularidades no CPF do beneficiário.

CPF irregular no Bolsa Família

  • Os beneficiários devem ficar atentos às notificações feitas pelo MDS através do aplicativo do programa e no aplicativo Caixa Tem.
  • As inconsistências no CPF do beneficiário ou dos membros da família serão alertadas através deles.
  • Para saber se o seu CPF está regular basta acessar um desses apps ou entrar em contato com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) no Disque Social 121.
  • Essas inconsistências acontecem por divergências de informações; cancelamento ou suspensão do CPF na base de dados da Receita.
  • Por isso as famílias que tiverem o benefício bloqueado em janeiro devem acessar o site da Receita Federal para conferir a situações do CPF.
  • A situação irregular no CPF de quem recebe o Bolsa Família é identificada conforme os dados fornecidos no Cadastro Único.
  • Com isso, também é necessário manter os dados do CadÚnico atualizados, o que pode ser feito em uma unidade do CRAS.
  • Após a regularização da situação a pendência será retirada de forma automática.
  • Assim, os depósitos poderão acontecer normalmente.

Os pagamentos de janeiro, primeiros do ano, começam no próximo dia 18, veja as datas.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.