A distribuição dos 508,7 mil carnês do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU Campinas) 2024 teve início esta semana pela prefeitura municipal. Importante observar as datas de vencimento e as opções de pagamento, que podem proporcionar descontos superiores a 5%.
Para imóveis não residenciais, como comércios e indústrias, a primeira parcela ou cota única do IPTU Campinas vence em 25 de janeiro. Já para imóveis residenciais e terrenos, o prazo é até 9 de fevereiro.
Aqueles que optarem pelo pagamento à vista garantem desconto de 5%. O IPTU Campinas Digital também oferece vantagens, com desconto de 1%, limitado a R$ 100. Destacando que os contribuintes podem parcelar o imposto em até 11 parcelas.
A Prefeitura de Campinas reforça que após o vencimento inicial, conforme consta no carnê, não haverá mais a possibilidade do pagamento da cota única. Além disso, as parcelas devem ser pagas na data de vencimento, para que não haja incidência de juros e multas.
No total, foram lançados 508.796 carnês. A grande maioria é para imóveis residenciais, que somam 320.644. Os não residenciais (verticais e horizontais) totalizam 35.739. Há, ainda, 5.132 mistos, 84.367 terrenos e 62.914 vagas de garagem.
Os contribuintes que tiverem alguma dúvida podem procurar uma das unidades do Porta Aberta ou entrar em contato com Finanças pelo SAC, no 3755-6000. No Porta Aberta os atendimentos são feitos com horário agendado pelo Portal de Serviços.
IPTU Campinas Digital
O IPTU Digital ganha destaque como alternativa ao tradicional carnê em papel. Em 2021, diversas cidades brasileiras, incluindo Guarujá, Campinas e Ribeirão Preto, optaram por essa versão eletrônica, simplificando e agilizando o processo de pagamento do imposto.
Essa mudança visa não apenas a eficiência, mas também a economia para as prefeituras, que permitem a impressão de cartões, redução de custos associados à emissão.
O IPTU Digital começou a ser expandido desde o ano anterior em cidades como São Paulo adotando uma adaptação às condições impostas pela pandemia de coronavírus.
O Imposto Predial e Territorial Urbano é cobrado por cada prefeitura do país dos donos de imóveis, como de casas e apartamentos, e também terrenos. Ele incide sobre:
- Casas,
- Apartamentos,
- Salas comerciais,
- Prédios;
- Ou qualquer outro tipo de imóvel em regiões urbanas.
Imóveis em áreas rurais também são cobrados, mas não têm o mesmo tipo de cobrança de IPTU. A cobrança em caso de imóveis rurais é feita pelo chamado de Imposto Sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR).
Em ambos os casos, seja IPTU ou ITR, o valor arrecadado se torna renda que a prefeitura pode usar na manutenção de vias públicas e obras de moradia. Ou seja, a cobrança é municipal e não é repassada para outras autarquias.
A cobrança antes era feita por carnê e, se não for pago, é emitida uma multa no nome do proprietário do imóvel. Agora, contudo, o IPTU Digital substitui a versão via carnê. Acompanhe a seguir!
Como funciona o IPTU Digital?
O IPTU Digital oferece a mesma funcionalidade do IPTU tradicional em carnê, possibilitando pagamento à vista com desconto ou em parcelas monetárias. A praticidade se destaca, permitindo o pagamento diretamente no site da Prefeitura, pelo internet banking ou em uma casa lotérica, tanto para a opção à vista quanto para as cotas mensais.
Ao optar por parcelamento, a possibilidade de agendamento varia de acordo com as políticas de cada banco e Prefeitura. Recomenda-se verificar a disponibilidade junto à sua instituição financeira ou município para garantir uma gestão eficiente do pagamento.
Como pagar o IPTU Digital?
A adesão ao IPTU Digital varia conforme a cidade, mas, em geral, o procedimento segue um padrão simples. Acesse a seção IPTU no site da Prefeitura do seu município, solicite o envio da versão digital e efetue o pagamento no seu banco, através do aplicativo ou site do internet banking.
Se, por acaso, você não tiver acesso ao site da cidade, a opção de ir a uma casa lotérica permanece válida para efetuar o pagamento do seu IPTU de forma conveniente.