Pessoas com mais de 60 anos já podem emitir a carteira do idoso através da internet. Documento é gratuito e dá acesso a diversos benefícios e vantagens. Veja como fazer a emissão do documento.
O INSS deu início a emissão de 2024 da Carteira do idoso, documento que serve como uma “identificação” do beneficiário. Além disso, com ele é possível ter acesso a diversas vantagens exclusivas. A emissão é feita pela internet sem custo algum.
Segundo informações do próprio Instituto Nacional do Seguro Social, mais de 1 milhão de pessoas já emitiram o documento.
Serviços gratuitos ou com descontos para os idosos
A carteirinha Meu INSS+, nome oficial, dá direito a descontos nos seguintes serviços:
- Academias
- Assistência residencial
- Cinemas
- Exames
- Farmácias,
- Lojas
- Orientação nutricional
- Shows
- Telemedicina
- Viagens
- Entre outros serviços.
Os aposentados também têm direito a gratuidade em diversos serviços, como IPTU e no Imposto de Renda, saiba mais.
Emissão da carteirinha do idoso
Para a emissão é necessário um documento oficial com foto. A emissão é feita pela internet, basta seguir os passos abaixo:
- Acesse o aplicativo ou site Meu INSS;
- Na página inicial do aplicativo, clique no item ‘carteira do beneficiário’;
- Selecione uma foto para ser usada na carteira do beneficiário;
- Clique no quadrado informando que está ‘ciente que ao apresentar a carteira os dados do benefício serão compartilhados através do QR Code’;
- Clique em ‘continuar’;
- Pronto, carteirinha estará disponível na tela.
Caso tenha dificuldade de acessar o sistema, peça ajuda de um parente ou pessoa da sua confiança. Também é possível procurar ajuda em uma das agências da Previdência Social.
A carteirinha Meu INSS+ também está disponível para os demais beneficiários do INSS. No entanto, o acesso às vantagens só está garantido aos idosos.