Saque-aniversário pelo FGTS ganha novo modelo; entenda o que mudou

Todos os trabalhadores que aderiram ao saque-aniversário pelo FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) estão ansiosos pelas mudanças em 2024. De acordo com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, todas as alterações previstas deverão acontecer neste ano. Logo, vai afetar a vida de quem recebe. 

Saque-aniversário pelo FGTS ganha novo modelo; entenda o que mudou
Saque-aniversário pelo FGTS ganha novo modelo; entenda o que mudou (Imagem FDR)

O novo modelo do saque-aniversário do FGTS ainda não confirmado pelo ministro do Trabalho. As alterações deverão ser apresentadas em formato de projeto de lei, votadas no Congresso Nacional e começarão a valer assim que forem sancionadas pelo presidente. Ou seja, existe um período de maturação.

O que deve mudar no saque-aniversário do FGTS?

De acordo com as informações que já foram repassadas por Luiz Marinho, o intuito é retirar uma importante regra do saque-aniversário do FGTS. A partir disso, tanto quem já aderiu a modalidade dentro da regra anterior seria beneficiado. E atingiria os próximos a optarem pelo saque anual também.

A proposta é que:

Pelas regras atuais, quem opta pelo saque-aniversário não tem direito ao saque-rescisão. Caso mude de ideia na demissão sem justa causa e volte para a modalidade anterior, precisa aguardar carência de dois anos.

Saque-aniversário do FGTS em 2024

Por hora, as adesões ao saque-aniversário do FGTS continuam disponíveis. Nascidos em janeiro que optaram por essa modalidade já estão recebendo a quantia em suas contas a partir desta terça-feira (2). Os valores são creditados na conta corrente cadastrada pelo aplicativo.

Para receber a sua parcela ainda em 2024 aqueles que não optaram pelo saque anual devem trocar a modalidade padrão até o último dia do mês do seu nascimento. Dessa forma:

Quem já fez essa opção em outros anos basta aguardar o depósito na sua conta. 

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile